Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Avaliação Institucional / ENADE / Perguntas Frequentes / Perguntas e Respostas sobre o ENADE no IPA

Perguntas e Respostas sobre o ENADE no IPA

por Kesia Ventura última modificação 21/01/2016 16h34

O que significa a sigla ENADE?

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

O ENADE é obrigatório?

Sim, pois é considerado como um componente curricular do curso. O estudante inscrito que não realiza a prova fica impedido de colar grau e/ou receber seu diploma até regularizar a sua situação junto ao MEC/INEP.

Qual o objetivo do ENADE?

É avaliar o desempenho dos(as) estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, e as habilidades e competências desenvolvidas em sua formação.

Como são definidas as áreas que serão avaliadas pelo ENADE?

Conforme a Portaria Normativa nº 40 de 12 de dezembro de 2007, o ENADE é realizado anualmente, seguindo um calendário trienal de avaliação por áreas: Ano I: Saúde, Ciências Agrárias e áreas afins; Ano II: Ciências Exatas, Licenciaturas e áreas afins; e Ano III: Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Áreas afins.

Qual a legislação pertinente ao ENADE?

Quem participa do Exame em 2014 e em que data será realizado?

O Exame será realizado no dia 23/11/2014, às 13h, horário de Brasília. Estão aptos a realizar o Exame, Bacharelado e Licenciatura: aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso atéjulho de 2015, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% (oitenta por cento) da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o término do período da inscrição;Tecnólogo: aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2014, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 75% (oitenta por cento) da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o término do período da inscrição.

Quais o cursos que serão avaliados no IPA em 2014?

• Analise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Ciências Biológicas – Licenciatura
  • Educação Física – Licenciatura
  • Engenharia Civil
  • Engenharia de Computação
  • Engenharia de Produção
  • Música – Licenciatura
  • Pedagogia – Licenciatura

Em que período será realizada a inscrição dos(as) estudantes habilitados ao ENADE 2014?

A Instituição realizará as inscrições dos(as) alunos(as) aptos a realizarem o exame no período de01/07/14 a 08/08/2014, e a lista dos alunos inscritos será disponibilizada, para consulta pública, na página do INEP de 12/08/14 a 17/08/14.

Em que local será realizado o Exame?

Para ter acesso ao local de realização do Exame, o aluno deverá, primeiramente, responder oQuestionário do Estudante, o qual é de preenchimento obrigatório, através da página do INEP (http://www.inep.gov.br), e somente após responder a esse questionário o aluno terá acesso ao local do exame e impressão do Cartão de Informações do Estudante, também acessível pela página do INEP.