Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Documentos / Edital nº. 004/2019: PRÉ-SELEÇÃO DO PROGRAMA DE BOLSAS ELAP – GOVERNO DO CANADÁ (EMERGING LEADERS IN THE AMERICAS PROGRAM)

Edital nº. 004/2019: PRÉ-SELEÇÃO DO PROGRAMA DE BOLSAS ELAP – GOVERNO DO CANADÁ (EMERGING LEADERS IN THE AMERICAS PROGRAM)

por Marcia jung última modificação 12/02/2019 13h50

Edital nº. 004/2019

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA - IPA
EDITAL DE PRÉ-SELEÇÃO DO PROGRAMA DE BOLSAS ELAP – GOVERNO DO CANADÁ (EMERGING LEADERS IN THE AMERICAS PROGRAM)

1. Dos objetivos do Programa     

Art. 1º O Programa ELAP (Emerging Leaders in the Americas Program) consiste na concessão, pelo governo do Canadá, de uma bolsa-auxílio para graduação, durante um semestre letivo (de agosto a dezembro de 2019) na Lakehead University (Canadá), visando ampliar as possibilidades de internacionalização e a continuidade dos estudos para indivíduos que apresentem excelente e comprovado desempenho acadêmico.

Art. 2º O Programa concede até 2 bolsas de estudos no valor de 7.200 sete mil e duzentos dólares canadenses para um semestre no exterior. A bolsa tem por objetivo cobrir os valores de estudo, estadia e alimentação do aluno.
2. Dos requisitos de participação     

Art. 3º Poderão participar do Programa os alunos dos cursos de Graduação presencial que atendam os seguintes requisitos:
a) Preencher e assinar a ficha de inscrição na Coordenadoria de Extensão, sala A012, IPA Central até o dia 1.º de março de 2019;
b) Ser pessoa física habilitada à prática de todos os atos da vida civil, nos termos do artigo 5º do Código Civil (lei 10.406/2002);    
b) Ser brasileiro nato ou naturalizado, assim como ser residente e domiciliado em território nacional brasileiro (entregar cópia da carteira de identidade ou do passaporte)
c) Estar regularmente matriculado, durante todo o processo de seleção, apresentando comprovante de matrícula (entregar comprovante de matrícula);    
d) Ter cursado, como mínimo, um (1) semestre letivo (entregar cópia do histórico escolar);    
e) Apresentar excelente desempenho acadêmico, sendo atestado pelas notas constantes no histórico escolar;
f) Ter conhecimento da língua inglesa em nível pós-intermediário (entregar certificados que tiver);
g) Ter recursos para cobrir os gastos iniciais com passagem e primeiras despesas no Canadá, visto que o valor da bolsa de estudos será fornecido para o candidato selecionado quando o mesmo já estiver no Canadá.    

3. Do processo de inscrição

Art. 3º Os estudantes que preencherem os requisitos deste Edital deverão realizar a inscrição até às 18 horas do dia 1.º de março de 2019 na Coordenadoria de Extensão, localizada na sala A012 do IPA Central.
Os candidatos que preencherem os requisitos de inscrição serão chamados para uma entrevista e avaliação oral de inglês entre o dia 1.º e o dia 8 de março nos turnos da manhã ou tarde.

4. Do processo de seleção
Art. 4º São critérios para a classificação dos candidatos inscritos:
a) Cumprir os requisitos deste Edital;    
b) Estar regularmente matriculado;
c) Não ter sido previamente selecionado e/ou contemplado com bolsa ou isenção de custo para realização de semestre acadêmico no exterior em seleção realizada pelo Centro Universitário Metodista – IPA;    
c) Média das notas obtidas no semestre letivo 2018/2, resultado da soma de todas as disciplinas cursadas atestada por meio do Histórico Escolar extraído do sistema acadêmico, participação em projetos e ou cursos de extensão, estágios, etc.
d) Fluência na língua inglesa, demonstrada por certificados e testada por meio de prova oral no Centro Universitário Metodista IPA.
e) Carta de Intenção a ser escrita pelo candidato em inglês, seguindo os seguintes parâmetros: Letter of intent from the candidate: a letter in English from the candidate describing the nature of their studies to be undertaken and explaining the rationale for study in Canada and for the choice of institution, the program. The candidate must also indicate how the proposed program of study will relate to their future career (maximum one page).

5. Das Disposições Finais
Art. 5º O processo de seleção será coordenado pelo Coordenador de Extensão e Ação Comunitária.
Art. 6º A decisão será de caráter incontestável e irrevogável, não cabendo recursos de revisão de classificação.
Art. 7º Casos omissos ou duvidosos deverão ser objeto de análise da Reitoria.

Porto Alegre, 11 de fevereiro de 2019.

Prof. Dr. Ricardo Strauch Aveline                    Prof. Dr. Norberto da Cunha Garin
Coordenador de Relações Internacionais                             Reitor