Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Documentos / Edital nº. 047/2018: ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA ORIENTADOR NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA PIBIT/CNPq

Edital nº. 047/2018: ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA ORIENTADOR NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA PIBIT/CNPq

por Marcia jung última modificação 13/07/2018 09h15

EDITAL Nº. 047/2018

ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA ORIENTADOR NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA PIBIT/CNPq
 
A Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação stricto sensu, torna público que estão abertas as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica – PIBIT/CNPq-  no período de 12 a 31 de julho de 2018.

1- Inscrições
1.1 Período e local
De 12 a 31 de julho de 2018 estarão abertas as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica – PIBIT/CNPq, para o período de agosto de 2018 a julho de 2019, exclusivamente nas Coordenações dos Programas de Pós-Graduação em Reabilitação e Inclusão e em Biociências e Reabilitação, junto à Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, na Unidade IA, sala A001.


1.2 Requerente
Pesquisador do quadro permanente dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do Centro Universitário Metodista, do IPA, com título de doutor.


1.3 Documentação
O candidato a orientador das bolsas PIBIT/CNPq deve encaminhar às Coordenações dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu os documentos abaixo listados:
a)    formulário preenchido e assinado (Anexo 1);
b)    plano de atividade para o bolsista;
c)    link do currículo lattes atualizado;
d)    cópia do Projeto de Pesquisa;
e)    em caso de renovação da bolsa, o orientador deverá entregar relatório referente ao período da bolsa anterior (agosto de 2017 a julho de 2018).


2. Requisitos
2.1 Requisitos do candidato a orientador
 O candidato a orientador de bolsista PIBIT/CNPq deverá atender às exigências da Resolução Normativa 017/2006 do CNPq, a saber:
a) ser pesquisador com título de doutor, ou com perfil equivalente, que tenha expressiva e recente produção científica, tecnológica ou artístico-cultural, divulgada nos principais veículos de comunicação da área;
b) ter experiência como orientador de pós-graduação.


2.2 Compromissos do candidato a orientador
a) deverá escolher e indicar, para bolsista, aluno com perfil e desempenho acadêmico compatíveis com as atividades previstas;
b) deverá incluir o nome do bolsista nas publicações e nos trabalhos apresentados em congressos e seminários, cujos resultados tiveram a participação efetiva do bolsista;
c) não poderá repassar a outro a orientação de seu(s) bolsista(s); em caso de impedimento eventual do orientador, a(s) bolsa(s) retorna(m) à coordenação de iniciação científica da Instituição.


2.3 Requisitos do candidato a bolsista
O candidato a bolsista PIBIT/CNPq deverá atender às exigências da Resolução Normativa 017/2006 do CNPq, a saber:
a) estar regularmente matriculado em curso de graduação;
b) não ter vínculo empregatício e dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa;
c) estar recebendo apenas esta modalidade de bolsa, sendo vedada a acumulação desta com a de outros programas;
d) possuir conta corrente em agência do Banco do Brasil, se contemplado;
e) ser selecionado e indicado pelo orientador.


2.4 Compromissos do candidato a bolsista
a) apresentar, no seminário anual de iniciação científica, sua produção científica, sob a forma de pôsteres, resumos e/ou painéis;
b) nas publicações e trabalhos apresentados, fazer referência à sua condição de bolsista do CNPq;
c) devolver ao CNPq, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente, caso os requisitos e compromissos estabelecidos acima não sejam cumpridos.


3. Seleção
A seleção será realizada por Comitê Institucional indicado pela Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, o qual terá as seguintes responsabilidades:
a) analisar e avaliar os documentos encaminhados pelos candidatos a orientadores e bolsistas;
b) acompanhar a execução do programa PIBIT/CNPq da Instituição.
Além do Comitê Institucional, também participarão na avaliação e seleção dos projetos o Comitê Externo, constituído por pesquisadores com bolsa de produtividade pertencentes a outras instituições, nomeados por portaria da Reitoria.


Os critérios para a seleção da bolsa estarão de acordo com as normas estabelecidas no presente edital e no Programa PIBIT/CNPq, conforme descrito a seguir:

Avaliação do plano de atividades, sendo os itens avaliados: exequibilidade de acordo com o cronograma proposto e adequação ao projeto:    0 a 2 pontos
Relatório do ano anterior: 0 a 2 pontos
Produção científica, artística e/ou técnica do orientador: 0 a 4 pontos
Mérito do Projeto de Pesquisa, sendo avaliados os itens: apresentação/estrutura formal, clareza dos objetivos/alcance, consistência do projeto, metodologia adequada aos objetivos e relevância social e acadêmica, e atualidade do tema: 0 a 2 pontos



4. Número de vagas

Quatro bolsas.


5. Resultados
Os resultados do processo seletivo de bolsistas com vistas à concessão das Bolsas de Iniciação Tecnológica PIBIT/CNPq serão publicados, a partir 10 de agosto de 2018, no site da Centro Universitário Metodista, do IPA - http://ipametodista.edu.br/institucional/documentos.


6. Reconsiderações
Pedidos de reconsideração, explicitando justificativa para a solicitação, poderão ser encaminhados ao Comitê Institucional e protocolados na Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu até dois (dois) dias úteis após a data de divulgação dos resultados.


7. Vigência
A vigência da Bolsa de Iniciação Científica é de 11 de agosto de 2018 a 31 de julho de 2019.


8. Valor da bolsa
Conforme informação encontrada na tabela de valores de bolsas no país, o valor da bolsa é de R$ 400,00 (quatrocentos reais).


9. Cancelamento e substituição de bolsistas
É vedada a substituição do bolsista nos 4 (quatro) meses que antecedem o prazo final de vigência do Termo de Outorga.
É de responsabilidade do orientador e da Instituição onde será executada a pesquisa, o encaminhamento do pedido de substituição em tempo hábil, evitando prejuízos à execução do projeto.


10. Outras informações
Informações complementares poderão ser obtidas nas Coordenações dos Programas de Pós-Graduação em Reabilitação e Inclusão e em Biociências e Reabilitação, junto à Coordenadoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, pelo telefone (51) 33161298, em horário de expediente.

Porto Alegre, 11 de julho de 2018



           Prof. Dr. Edgar Zanini Timm                                            
Coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu                         




ANEXO 1


FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÃO BOLSISTA PIBIT/CNPq


Pesquisador:

Link do Currículo Lattes:

Projeto:

Objetivo do projeto:


Número de bolsitas:


Perfil do bolsista:



Período de atuação do bolsista:

Observações: