Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Documentos / Edital nº. 065/2018: Regulamento Bolsas Ibero-americanas Santander

Edital nº. 065/2018: Regulamento Bolsas Ibero-americanas Santander

por Marcia jung última modificação 08/08/2018 15h47

Edital nº. 065/2018

Regulamento Bolsas Ibero-americanas Santander

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA - IPA
REGULAMENTO BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER 2018 - 2019

1. Dos objetivos do Programa
O programa Becas Ibero-americanas é uma iniciativa do Banco Santander promovida por meio de sua divisão Santander Universidades e visa propiciar a estudantes de graduação das universidades participantes a oportunidade de realizarem um semestre de estudos no exterior.

2. Dos requisitos de participação
Poderão participar alunos do Centro Universitário Metodista - IPA, de acordo com os requisitos abaixo:
•    Alunos regularmente matriculados em cursos de graduação que encontrem correspondência nos cursos de graduação das universidades conveniadas para este programa;
•    Ser aluno com bom desempenho acadêmico;
•    Ter completado pelo menos um semestre letivo na universidade;
•    Demonstrar interesse pelo programa por meio da efetivação de sua inscrição junto ao Banco Santander;
•    Demonstrar proficiência no idioma espanhol (se aplicável);
•    Estar de acordo com o regulamento do programa;
•    Ser aluno adimplente.
•    Ter conta ativa no banco Santander
•    Entregar a documentação de candidatura na Coordenadoria de Extensão e Ação Comunitária do Centro Universitário Metodista – IPA (Sala A012).
 
3 Das obrigações dos participantes
• Os estudantes deverão permanecer regularmente matriculados no Centro Universitário Metodista - IPA durante e após o programa de intercâmbio;
• O estudante não poderá se formar na universidade do exterior;
• Deverá concordar em cumprir o programa oficial das atividades a serem desenvolvidas no curso que realizarem na universidade do exterior e retornar ao Centro Universitário Metodista - IPA para finalizar o curso no Brasil;
• O estudante deverá assumir todos os gastos não cobertos pelo Santander, inclusive os gastos extras relativos a transporte, alojamento, seguros saúde e de vida e refeições, do participante ou seus conjugues, dependentes ou ainda eventuais acompanhantes, que extrapolem as necessidades para a execução do objeto deste programa.

4 Das obrigações do Santander.
O Santander se compromete a assumir os custos relativos à concessão de (uma) 01 bolsa auxílio direcionada pela Assessoria de Relações Internacionais ao Centro Universitário Metodista – IPA, no valor de R$11.674,50 (onze mil, seiscentos e setenta e quatro reais e cinquenta centavos). Valor equivalente a €3.000 (três mil euros) convertidos pela cotação do BC de 10/01/2018 a ser depositado diretamente na conta mantida pelo estudante junto ao Banco Santander em Novembro/2018.
O valor disponibilizado para cada contemplado deverá cobrir os gastos com passagem aérea, estadia, alimentação e custos acadêmicos, se aplicável.

5 Das obrigações do Centro Universitário Metodista - IPA:
Realizar todo o procedimento de seleção e indicação ao Santander dos alunos que participarão do programa.
Manter a Assessoria de Relações Internacionais (ARI) informada sobre o status dos alunos selecionados conforme os itens 2 - requisitos de participação e 3 - obrigações dos participantes, descritos neste edital.
Avaliar o conteúdo programático do curso objeto do presente programa, procurando verificar a sua adequação aos objetivos perquiridos pela universidade.
Parágrafo único: As bolsas concedidas para o programa consistem em um semestre de estudos em universidades ibero-americanas conveniadas ao IPA, e pode ser realizado no primeiro ou segundo semestre do ano de 2019.
 
6 Do processo de inscrição
Os estudantes devem realizar sua inscrição por meio do aplicativo Santander Universidades, até 12/09/2018 às 23h59min (horário de Brasília) e entregar documentação na Coordenadoria de Extensão e Ação Comunitária (Sala A012 – IPA) no mesmo período. Os documentos a serem entregues são:
• Carta de Motivação para participação no programa manuscrita (no idioma espanhol, apenas se o interesse for realizar o intercâmbio em universidade cuja língua é o espanhol);
• Curriculum Vitae (em espanhol se necessário);
• Carta de recomendação de um professor ou coordenador;
• Ficha de inscrição e Plano de Estudos, disponível na Coordenadoria de Extensão (sala A012);
• Histórico escolar do curso de graduação em curso;
• Cópia do passaporte, caso já tenha passaporte válido.
 
* Não serão consideradas as inscrições dos estudantes que não entregarem a documentação completa na Coordenadoria de Extensão e Ação Comunitária, conforme datas acima.
As inscrições devem ser também realizadas através do site: https://www.santanderuniversidades.com.br/bolsas/internacionais/Paginas/ibero-americanas.aspx
Local para entrega dos documentos: Coordenadoria de Extensão e Ação Comunitária (Sala A012) do IPA.

7 Do processo de seleção
Critérios e calendário para a seleção dos estudantes
Avaliação dos históricos escolares, das cartas de motivação, recomendação, e Curriculum Vitae. Serão considerados os estudantes com melhores notas e que melhor apresentarem seus objetivos para participação no programa.
Os 5 primeiros alunos classificados na avaliação dos históricos escolares, cartas de motivação, recomendação e Curriculum Vitae serão convocados para uma entrevista em que deverão apresentar pessoalmente as suas motivações e justificativa para participação no programa. Nesta fase, serão selecionados os alunos que demonstrarem fazer melhor uso do benefício oferecido. Serão considerados critérios de postura do estudante, aspirações
profissionais e acadêmicas, perfil socioeconômico e resultados esperados com a realização do programa.
Esta fase será realizada no período entre: 17/09/2018 e 28/09/2018.
A Coordenadoria de Extensão aplicará os critérios de seleção previstos neste regulamento, estando isenta de justificar a escolha do candidato selecionado. A Coordenadoria de Extensão reserva o direito de se manter em sigilo em relação aos dados dos participantes do processo seletivo, assim como, em relação aos resultados obtidos pelos candidatos durante o processo de seleção.

Parágrafo único: Não poderão participar da seleção estudantes que já tenham se beneficiado com bolsa internacional patrocinada pelo Santander ou por outra bolsa ofertada através do Centro Universitário Metodista - IPA.
As universidades conveniadas com a Metodista para acolhimento dos candidatos à bolsa são:
Argentina
• Universidade do Centro Educacional Latino Americano - UCEL http://www.ucel.edu.ar/
México
• Universidad Madero www.umad.edu.mx/
Portugal
• Universidade de Coimbra http://www.uc.pt/ *
• Universidade do Porto www.up.pt *
• Instituto Politécnico da Guarda www.ipg.pt

*(caso seja escolhida uma das Universidades: Coimbra (Portugal), Porto (Portugal), o estudante não estará isento das mensalidades que são em média 600 euros por semestre
O processo será coordenado pela Coordenadoria de Extensão e Ação Comunitária do IPA junto à Assessoria de Relações Internacionais (ARI)

8 Divulgação dos Resultados    
Os resultados finais serão divulgados em 17/10/2018 e os candidatos aprovados deverão confirmar a participação assinando o termo de compromisso e responsabilidade até 24/10/2018. Casos omissos ou duvidosos deverão ser objeto de análise da Reitoria.


Porto Alegre, 8 de agosto de 2018.


Prof. Dr. Ricardo Strauch Aveline                                                     Profa. Ma. Vanessa Martins
Coordenador de Extensão e Ação Comunitária                             Gerente de Relações Internacionais
Coordenador do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu              Universidade Metodista de São Paulo
Centro Universitário Metodista – IPA
Telefone: 3316 1385