Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Documentos / EDITAL Nº 176/2017 (*): PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM REABILITAÇÃO E INCLUSÃO (Ingresso no 1° semestre de 2018)

EDITAL Nº 176/2017 (*): PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM REABILITAÇÃO E INCLUSÃO (Ingresso no 1° semestre de 2018)

por Marcia jung última modificação 22/09/2017 10h39

EDITAL Nº 176/2017 (*)

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM REABILITAÇÃO E INCLUSÃO (Ingresso no 1° semestre de 2018)

O Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Inclusão torna público que foi aberto o período de inscrições para seu processo seletivo, de 21 de setembro a 01 de dezembro de 2017, e que receberá a documentação dos(as) candidatos(as) ao curso de Mestrado Profissional em Reabilitação e Inclusão, segundo os critérios a seguir.

1. Dos alunos
a)    Os(as) candidatos(as) devem ter concluído curso de graduação, reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).
b)    Ser brasileiro(a), naturalizado(a) ou, no caso de estrangeiro(a), estar com a documentação de permanência no país validada e atualizada.
    
2. Das Vagas
    Serão oferecidas 20 (vinte) vagas.

3. Do processo seletivo
3.1 Inscrição:
Após o preenchimento da ficha de inscrição (disponível no portal http://ipametodista.edu.br/pos-graduacao/stricto-sensu/mestrado-profissional-em-reabilitacao-e-inclusao/formulario-de-inscricao) os seguintes documentos deverão ser entregues pessoalmente, ou mediante procuração com assinatura reconhecida ou autenticada em cartório, na Secretaria de Pós-Graduação do Centro Universitário Metodista - IPA - Prédio A, sala 001, localizada na rua Joaquim Pedro Salgado nº 80, bairro Rio Branco, Porto Alegre - RS, (0XX51) 3316-1227:

a) cópia de documento de identidade e CPF (frente e verso);
b) comprovante de residência;
c) 02 (duas) fotos 3 x 4;
d)    cópia autenticada do diploma de graduação, nacional ou estrangeiro, reconhecido pelo MEC;
e) histórico escolar da graduação;
e.i)    em caráter excepcional, poderá ser aceita, provisoriamente, uma declaração de conclusão da graduação emitida pela instituição de origem, até o prazo de 60 (sessenta) dias, a contar da data de matrícula, sob pena de desligamento do programa.
f)    Currículo Lattes cadastrado e impresso por meio da Plataforma lattes (http://lattes.cnpq.br/). Este currículo só será validado por meio de documentação comprobatória.
g)  Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
h) Pré-projeto (modelo no Anexo A).

A ausência de qualquer um dos documentos descritos inviabiliza a inscrição e impede a participação no processo seletivo.

3.2 Seleção
A Comissão avaliadora, composta por docentes do PPGRI, conduzirá o processo seletivo em vista das seguintes etapas:
a)    avaliação da documentação (Currículo Lattes documentado e pré-projeto);
b)    prova escrita;
c)    entrevista com o(a) candidato(a).

CALENDÁRIO

a) Inscrição
Data: 18 de setembro a 01 de dezembro de 2017.
Horário: das 09h às 12h e das 14h às 17h30 (Seg à Sex); 08h30 às 12h30 (Sáb).
Local: Secretaria de Pós-Graduação do Centro Universitário Metodista - IPA - Prédio A, sala A001.
Valor: R$ 80,00 pagos mediante boleto bancário a ser enviado pelo Instituição. O comprovante do pagamento e os demais documentos necessários à inscrição no processo seletivo deverão ser apresentados juntos na Secretaria.


b)    Prova
O(a) candidato(a) realizará uma prova escrita, com análise de um artigo científico envolvendo a temática Reabilitação e Inclusão. O artigo deverá ser escolhido entre aqueles disponibilizados no portal (http://ipametodista.edu.br/pos-graduacao/stricto-sensu/processo-seletivo). Durante a prova o(a) candidato(a) terá 01 hora para consultar material bibliográfico sobre o assunto e mais 02 horas para responder à prova sem consulta. O artigo escolhido e o material auxiliar (outros artigos e livros) não devem conter anotações ou marcações pessoais.

Data: 02 de dezembro de 2017.
Horário: 9h
Local: Centro Universitário Metodista - IPA - Prédio A, sala A103.

c) Entrevistas
Data: 02 de dezembro de 2017.
Horário: Logo após o término da prova.
Local: Centro Universitário Metodista - IPA, em local a ser divulgado no dia da prova.

d) Divulgação dos nomes dos(as) candidatos(as) classificados(as)
Data: 05 de dezembro de 2017.
Horário: a partir das 14h.
Local: Secretaria de Pós-Graduação do Centro Universitário Metodista - IPA e pelo portal

e) Matrícula
Data: 06 de dezembro a 20 de dezembro de 2017.
Local: Secretaria de Pós-Graduação do Centro Universitário Metodista - IPA - Prédio A, sala A001.

f) Horário das aulas
As disciplinas serão oferecidas quinzenalmente nos seguintes períodos: 5ª feira das 19h às 22h, 6ª feira das 9h às 12h; das 14h às 17h e das 19h às 22h; e aos sábados das 9h às 12h e das 14h às 17h de acordo com a grade de disponibilidade das disciplinas que será divulgada no portal http://ipametodista.edu.br/pos-graduacao/stricto-sensu/mestrado-profissional-em-reabilitacao-e-inclusao/noticias
Local: Centro Universitário Metodista - IPA.
f.i)     A ocorrência da disciplina no semestre está condicionada a um número mínimo de alunos necessários para compor a turma, conforme apreciação do Colegiado de Curso.

g) Duração do curso: 24 meses.

h) O valor da mensalidade em 2017 é R$ 1.601,02. Anualmente há correções dos valores das mensalidades.

Disposições gerais

a) A inscrição do(a) candidato(a) no Programa implicará o seu reconhecimento e aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital e no regulamento do Programa, bem como quanto às Linhas de Pesquisa e do corpo docente do curso de Mestrado Profissional em Reabilitação e Inclusão, bem como da identificação dos possíveis professores(as) orientadores(as). (dados disponíveis no portal http://ipametodista.edu.br/pos-graduacao/stricto-sensu/mestrado-profissional-em-reabilitacao-e-inclusao/corpo-docente).
a.i) O exame de seleção só terá validade para o curso que será iniciado no primeiro semestre de 2018.
a.ii) No decorrer do curso, o(a) aluno(a) deverá apresentar certificado de proficiência em língua inglesa, francesa ou espanhola nos termos do Programa.
b) Em caso de desistência do candidato (a), não haverá devolução de valores pagos.
c)    Não há previsão de oferecimento de bolsa.
d)    A documentação dos (as) candidatos(as) não selecionados(as) no processo seletivo ficará à disposição dos respectivos interessados para retirada, na secretaria da Pós-Graduação, até 60 (sessenta) dias a contar do término do processo seletivo.
e)    Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Inclusão.



Porto Alegre, 22 de setembro de 2017.





      Prof. Dr. Edgar Zanini Timm                           Profa. Dra. Anelise Coelho Nunes
Coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação                                  Reitora






(*) Republicado por ter saído com incorreção na publicação de 21 de setembro de 2017, na página 01.





ANEXO A
 (MODELO DE PRÉ-PROJETO PARA O MESTRADO)


CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA - IPA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REABILITAÇÃO  E INCLUSÃO - PPGRI
MESTRADO / SELEÇÃO – 2017



ESCREVA AQUI O TÍTULO DO PRÉ-PROJETO DE PESQUISA



CANDIDATO(A)


Nome de um(a) possível professor(a) orientador(a)



Porto Alegre , mês de 2017.

 
Introdução
A redação do projeto deve refletir o poder de síntese do seu autor. Portanto, todos os itens aqui referidos devem estar contidos entre um mínimo de 04 (quatro) e um máximo de 10 (dez) páginas, excetuando-se capa. (Estas instruções devem ser apagadas quando da apresentação do projeto).
Utilize a seguinte formatação: folha A4; espaçamento 1,5 entre linhas; fonte Arial 12; margens esquerda e superior com 3 cm; e margens direita e inferior com 2 cm.
O texto de introdução deve conter três tipos de informações:
1)    apresentação do tema;
2)    problema da pesquisa;
3)    justificativa e relevância social.

Objetivos
Os objetivos devem ser claros, sucintos e diretos. O objetivo geral indica o principal resultado a ser alcançado com a execução do projeto de pesquisa. Os objetivos específicos contribuem para atingir o objetivo geral.

.

Referências
 Indique no mínimo 05 (cinco) e no máximo 20 (vinte) referências bibliográficas. Apresente as referências em ordem alfabética, observando as normas da ABNT.