Você está aqui: Página Inicial / Institucional / Documentos / Edital nº. 179/2017: Edital de Abertura de Vagas para o Programa de Intercâmbio Acadêmico de curta duração com o Newcastle College - Inglaterra

Edital nº. 179/2017: Edital de Abertura de Vagas para o Programa de Intercâmbio Acadêmico de curta duração com o Newcastle College - Inglaterra

por Marcia jung última modificação 06/11/2017 13h28

Edital – Missão de Estudos na Inglaterra Parceria com o College

Edital de Abertura de Vagas para o Programa de Intercâmbio Acadêmico de curta duração com o Newcastle College - Inglaterra

Pelo presente instrumento o Comitê de Relações Internacionais do Centro Universitário Metodista IPA torna pública a abertura de vagas para o programa de intercâmbio acadêmico de curta duração, com o Newcastle College na Inglaterra.

Da Estrutura do intercâmbio
O intercâmbio está estruturado em seções de natureza teórica (seminários/workshops) com temas relacionados à área de Gestão de Negócios e visitas a empresas relacionadas (programação a ser definida).

A ideia central da missão é possibilitar que os estudantes brasileiros da área de gestão vivenciem experiências acadêmicas em um país de língua inglesa e que possam refletir sobre a internacionalização dos negócios, observar e aprender diferentes pontos de vista bem como as competências requeridas para o desempenho organizacional influenciadas por cenários culturais, histórico-geográfico, político- econômico e educacionais distintos.

Serão tratados temas como liderança, gestão de equipes, redes de relacionamento, relações entre o Brasil e a Inglaterra e gestão estratégica dos negócios.

Depois dos seminários os estudantes terão a incumbência de realizar um trabalho acadêmico, orientado pelo (s) professor(es) acompanhante(s) escrevendo um artigo científico, ou outro trabalho sob orientação do(s) professor (es), relatando a experiência internacional e o que aprenderam durante o curso. Os melhores trabalhos poderão ser submetidos a publicação em revistas científicas, além de receberem créditos no Centro Universitário Metodista IPA.

Algumas das empresas consideradas para as visitas são:

IKEA http://www.ikea.com/
TPS Powers Systems; http://turbopowersystems.com/
INTU MetroCentre http://intu.co.uk/metrocentre
Nissan Motors, localizada em Sunderland, Tyne and Wear, England

Do calendário
•    Período de inscrições: de 30.10.2017 a 01.12.2017
•    Processo de seleção no IPA: ocorrerá simultaneamente ao processo de inscrição. Os alunos aprovados receberão o aceite formal por e-mail e serão encaminhados a formalizar a participação por meio do pagamento de taxa de inscrição
•    Compra da passagem até: 20.12.2017
•    Pagamento do programa até 30.03.2018
•    Viagem de 14.04.2018 a 29.04.2018 (datas sujeitas a alterações)


Da elegibilidade e número de vagas

Estudantes de todos os cursos de gestão ou interessados na área. Egressos podem se inscrever. Haverá 20 vagas disponíveis para estudantes da rede Metodista.

Da inscrição

A inscrição deverá ser realizada no Comitê de Relações Internacionais, mediante entrega de ficha de inscrição de segunda a sexta das 10h às 18h (Sala A012), ou entregue também às Profas. Maria de Lourdes e Neusa Monser, coordenadoras respectivamente dos cursos de Administração e Ciências Contábeis.
 
Taxas de Inscrição e pagamento do custo do programa

A taxa de inscrição de R$ 989,00 somente será paga pelos alunos efetivamente selecionados para participação no programa e não é reembolsável em caso de desistência.

O custo do programa será de 849.00 (oitocentas e quarenta e nove libras) que inclui:

     Duas semanas de participação em seminários e visitas técnicas a empresas totalizando 35 horas de atividades
     15 horas de aulas intensivas de inglês para ambientação aos negócios
     Acomodação durante o período do curso em residência estudantil
     Transportes para visitas e traslados do aeroporto

    Visita cultural à cidade de Edimburgo.
Não estão inclusas as despesas com a passagem aérea, alimentação, seguro saúde e despesas pessoais.

O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado por meio de boleto bancário emitido pelo EDUCA/Metodista.

Hospedagem:
    
Há várias residenciais estudantis em Newcastle que poderão ser utilizadas para o período de hospedagem do programa. O local de hospedagem será decidido em comum acordo com os alunos participantes mediante à disponibilidade de vagas para o período da viagem. Algumas opções são:

Charlotte House: http://www.universalstudentliving.com/properties/charlotte-house-newcastle/
 
Vitta Student House:
https://www.vitastudent.com/locations/student-accommodation-newcastle/
 
Passagem aérea
A passagem aérea será comprada por cada participante depois de decisão em grupo para a escolha do melhor vôo e melhores condições de pagamento.

Da Seleção
A seleção dos alunos inscritos será feita pelo Comitê de Relações Internacionais e os critérios de seleção serão:
1) Motivações para participar do projeto
2) Aproveitamento acadêmico
3) Reputação do aluno durante o período acadêmico no IPA
4) Nível de maturidade e capacidade de adaptação do estudante

OBS: para participar da seleção o aluno deverá ter estudado pelo menos um semestre completo no Centro Universitário Metodista IPA
 
*Egressos podem se inscrever.

Porto Alegre, 31 de Outubro de 2017.
Comitê de Relações Internacionais
Centro Universitário Metodista IPA