Você está aqui: Página Inicial / IPA e Hospital Mãe de Deus promovem Workshop sobre os Músicos do ELO e a Saúde Cultural no Hospital

por Caroline última modificação 28/03/2017 17h38

O Hospital Mãe de Deus, em parceria com o Centro Universitário Metodista – IPA, realizará um Workshop sobre os Músicos do ELO e a Saúde Cultural no Hospital. O evento ocorrerá no dia 1 e 2 de abril, no Auditório do Hospital Mãe de Deus. No sábado, as atividades acontecerão das 9h às 18h e, no domingo, das 10h às 13h.

Victor Flusser, educador musical e compositor referência internacional na humanização do ambiente hospitalar por meio de intervenção musical junto a pacientes - estará presente para ministrar uma palestra sobre Saúde Cultural. “O Curso de Licenciatura em Música realiza estágio curricular supervisionado na área da saúde há 8 anos. Em março de 2015 fechamos convênio com o Hospital Mãe de Deus e, desta parceria e trabalho,  surgiu a oportunidade de realizarmos um workshop com o Prof. Dr. Victor Fussler, referência internacional na humanização do ambiente hospitalar através da intervenção musical junto aos pacientes”, comenta a Coordenadora do Curso de Música, Profª. Me. Nisiane Franklin da Silva.

Durante o evento, serão discutidos conceitos, criação e percepção de ambientes sonoros e prática de intervenção musical no ambiente hospitalar, visando aos profissionais da área da saúde, música e artes.

Para se inscrever é necessário mandar e-mail para:universidade.corporativa@maededeus.com.br. Mais informações pelo telefone: (51) 3230-2034.

Victor Fussler: Formado pelo dpto de música na ECA USP; Dr. em Música pela Universidade de Aix-Marseille; Prof. do departamento de música da Universidade de Strasburgo; Criador e diretor da Formação de Músicos atuantes em hospitais e em instituições para idosos em Portugal, Itália, Alemanha e Espanha; Prof visitante da Fapesp junto a Faculdade de Medicina da PUC SP (campus Sorocaba) para criar e dirigir a primeira formação de Músicos do Elo no Brasil.

Os Músicos do Elo:

Os Músicos do Elo tal como nós os consideramos são profissionais. Músicos competentes, eles são especificamente formados para a atuação em meio hospitalar:

• ·         Adquirindo competências relacionais, sabem inserir sua ação num projeto de serviço; sabem criar elos com os doentes, os familiares e com as equipes hospitalares; sabem criar interações musicais com as diversas pessoas presentes no hospital
  • Assimilando conhecimentos sobre as regras e o funcionamento dos diversos serviços hospitalares, eles sabem atuar dentro dos serviços, respeitando todas as indicações específicas e as regras de funcionamento
  • Adquirindo competências de gestão de projetos, eles sabem organizar, em colaboração com as equipes hospitalares, projetos de música no hospital, coordenar projetos de parceria entre um serviço hospitalar e estruturas musicais tais como uma escola de música, uma orquestra ou um grupo musical
  • Desenvolvendo uma reflexão musical e um trabalho psicológico sobre a dor, o stress, a solidão, a ruptura, a angústia ou a morte, eles podem partilhar estes sentimentos com as diversas pessoas no hospital.

Clique aqui para saber mais sobre os Músicos do Elo.