Você está aqui: Página Inicial / IPA promove I Mostra de Trabalhos: Experiências e Inovações na Atenção Básica do Distrito Docente Assistencial IPA/IAPI

por Caroline última modificação 18/11/2016 16h49

O Centro Universitário Metodista – IPA promoveu, no dia 10 de novembro, a I Mostra de Trabalhos: Experiências e Inovações na Atenção Básica do Distrito Docente Assistencial IPA/IAPI. O Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – PRÓ-Saúde e o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde, têm como pressupostos a integração ensino-gestão-serviço-comunidade, visando à reorientação da formação profissional e a educação pelo trabalho através de grupos de aprendizado tutorial em áreas estratégicas do Sistema Único de Saúde.

O evento foi realizado no Auditório Oscar Machado, na Unidade Central do IPA (rua Cel. Joaquim Pedro Salgado, nº 80). A cerimônia de abertura ocorreu às 9h, com presença do Coordenador de Extensão e Ação Comunitária e Coordenador de Pós Graduação Lato Sensu, Prof. Dr. Ricardo Strauch Aveline, representando a Reitora, Profa. Dra. Anelise Coelho Nunes, além de um momento de reflexão realizado pela Reva. Joziane Silvério, representando a Pastoral Universitária. “O que faz diferença na vida e pra vida não é o aprendizado em si, mas a aplicabilidade dele. O transferir, o repartir em muitas fatias e assim transferir, agregar e cuidar de todos. Que este seja sempre o alvo da nossa caminhada diária”, destaca a Reverenda .

Logo após a palavra da Pastoral e da reitoria, ocorreu a mesa de abertura. O Secretário de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter,  prestigiou o evento e participou da mesa de abertura. “É fundamental para que os alunos que aqui estejam entendam que é possível a gente acreditar no sistema único de saúde – inclusive desde que me formei, coloquei como princípio trabalhar exclusivamente no sistema de saúde - para isso temos que nos qualificar. Existe hoje uma gama de ofertas, inclusive espaços de ensino e serviço dentro da rede dos municípios de Porto Alegre, através dos cursos de especializações, mestrados e doutorados, onde liberamos espaço para pesquisa e ações e isto é importante para que possamos trilhar nosso caminho. Não desistam, nunca saiam desses bancos escolares pois é aqui que a gente se renova”, comentou Fernando Ritter.

Durante as atividades, foram apresentados, diversos trabalhos  que tinham o intuito de prestação de serviços à população e transformação do bairro e da comunidade. Os trabalhos apresentados foram sobre diversos temas como: Atenção a 1ª infância, Gestão Ambiental, Idosos, Tabagismo, Amamentação, Enchente, Direitos Sexuais, dentre outros temas.

Para ter acesso as fotos, clique aqui.