Você está aqui: Página Inicial / IPA realiza relançamento das Cátedras de Gênero e de Direitos Humanos, lançamento do Núcleo Discente, Docente e de Funcionários e I Mostra de Pluralidades

por Caroline última modificação 02/12/2016 18h26
   O Centro Universitário Metodista – IPA realizará, no dia 5 de dezembro o relançamento das Cátedras de Gênero em homenagem a Professora Maria Luiza Schlottfeldt Fagundes e de Direitos Humanos em homenagem ao Bispo Federico Pagura, a I Mostra de Pluralidades: Inclusão, Arte e Sensibilidade e a Inauguração do Núcleo Discente, Docente e de Funcionários. "A equipe do Núcleo é formada pela Coordenadora Profª Drª Patricia Treviso, pela Profª Drª Samanta Lima, pela Profª Me. Daiane Modeslki e pela Karieli Leges da Costa e tem por objetivo oportunizar espaços de escuta, reflexão, discussão e trocas, visando à orientação e acolhimento de questões discentes, docentes e de funcionário, assim como a qualificação docente, objetivando o fortalecimento do compromisso com a formação humana e profissional", comenta a Coordenadora Profª Esp. Luciana Dorneles.
    A abertura, às 9h 30min, será conduzida pelo Reverendíssimo Bispo Luiz Vergilio Batista da Rosa. Logo após, será realizada a apresentação do Centro e Núcleo de DH da Defensoria Pública do RS, pela Coordenadora Defensora Pública Profa. Me. Mariana Py Muniz Cappellari.
    O encerramento será no Campanário, às 18h 30min, com um Sarau Cultural sobre Pluralidades: Inspirações para (re)pensarmos a Inclusão e os Direitos Humanos na atualidade, organizado pela Profa. Me. Liciane da Silva Costa Dresch, do Curso de Enfermagem do IPA, e pelo Grupo de Saúde Mental e Coletiva.

MANHÃ
Palavra da Pastoral Rev. Roberval Trindade
Saudação da Reitora Profa. Dra. Anelise Coelho Nunes        9h e 30min
Abertura Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa
Apresentação do Centro e Núcleo de DH da Defensoria Pública do RS Coordenadora Defensora Pública Profa. Me. Mariana Py Muniz Cappellari   Auditório Oscar Machado

Painel: Direitos Humanos em Cárcere. Imagem e Texto

Prof. Me. Bruno Silveira Rigon

Unidade Central
  Prof. Me. David Leal da Silva
Prof. Me. Felipe Lazzari da Silveira

I MOSTRA DE PLURALIDADES

Tenda 1 -  Sociedade, Gênero e Direitos Humanos

Temáticas: Vulnerabilidades, Invisibilidades Urbanas, Educação e Saúde, Direitos Humanos, Gênero, Saúde e Sociedade.

Cursos envolvidos: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Ed. Física, Enfermagem, Mestrado Inclusão, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e Turismo.

13h – 15h

Quadra de esportes Unidade Central

I MOSTRA DE PLURALIDADES

Tenda 2 -  Arte, Saúde e Sustentabilidade

Temáticas: Saúde e Território, Educação e Saúde, Saúde Mental, Saúde Coletiva, Sociedade e Meio Ambiente, Sensibilização em arte e saúde.

Cursos envolvidos: Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Biológicas, Design de Moda, Enfermagem, Engenharias, Jornalismo, Música, Nutrição, Psicologia, Publicidade e Propaganda e UAM.

Campanário Unidade Central

Ciclo de Debates:

Gênero e Direitos Humanos

Apresentação:

Profa. Dra. Anelise Coelho Nunes

Prof. Dr. Ricardo Strauch Aveline

Debatedores:

Prof. Dr. Edgar Zanini Timm

Prof. Dr. Norberto da Cunha Garin

15h - 16h30min

Auditório Oscar Machado

Unidade Central

Núcleo Discente, Docente e de Funcionários - apresentação

Coordenadoras do NDDF

Profa. Esp. Luciana Dorneles

Profa. Dra. Patricia Treviso

PALESTRA

A Inovação e a Internacionalização na Docência e na Pesquisa: do Canadá para o mundo

Prof. Dr. Eric Charles Henri Dorion

Doutor em Business Administration pela Université de Sherbrooke, Ex-Cônsul Honorário do Canadá no Rio Grande do Sul, professor visitante na École de Technologie Supérieure

16h30min – 18h

SARAU CULTURAL*

*Música com alunos representantes do Curso da Música.

Profa. Me. Liciane da Silva Costa Dresch

18h30 – 20h