Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / Agosto / IPA realizou Fórum de Aleitamento

IPA realizou Fórum de Aleitamento

por Caroline última modificação 24/08/2017 14h29
Atividade foi realizada em comemoração à Semana Mundial do Aleitamento
   A Semana Mundial do Aleitamento é comemorada de 1 a 8 de agosto e neste ano teve como tema central “Todos juntos pelo bem comum”, que visa à construção de alianças para proteger o aleitamento materno. A semana surgiu nos anos 90, da união entre a Organização Mundial de Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
   “A prática do Aleitamento Materno possibilita muitos benefícios nutricionais, imunológicos e sociais para as crianças, mãe e a família, reduzindo, marcantemente, os índices de mortalidade infantil”, destaca a Profª Me. Cibeli Prates.
Visando ressaltar a importância deste tema, o Centro Universitário Metodista - IPA promoveu o Fórum do Aleitamento. Neste Fórum contamos com a presença na abertura do Reverendo Roberval Lopez da Trindade, a representante da Reitoria, Profª Drª Patricia Treviso e a Coordenadora do Curso de Enfermagem, Profª Me Lisnéia Fabiani Bock.
   Durante o evento foi realizada uma mesa redonda intitulada: “O trabalho interdisciplinar na amamentação - trabalhando juntos para o bem comum”, em que profissionais de diversas áreas discutiram o tema aleitamento. A Enfermeira Me. Olga Bica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre salientou em sua fala a importância dos profissionais para o sucesso da amamentação e que é necessário muita persistência e uma comunicação efetiva. Já a nutricionista e  professora do Curso de Nutrição do IPA, Maria Luiza Braun, reforçou que é necessário aprendizado, conhecimento científico e uma escuta qualificada. Também levantou vários questionamentos que nos levaram a reflexão.
   A fonoaudióloga e professora do Curso de Fonoaudiologia do IPA, Drª Vanessa Elias, falou da importância da amamentação para a sucção, formação da arcada dentária e desenvolvimento da fala. Salientou a pega correta da aréola.
   Para encerrar as atividades, ocorreu uma esquete teatral sobre a temática Aleitamento com o grupo de teatro Luz e Cena, patrocinado pela Prefeitura de Porto Alegre.
   Participaram do evento em torno de 120 pessoas, contando principalmente com alunos e professores dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Fonoaudiologia. Na entrada do Auditório da Biblioteca havia um painel com fotos de alunas e professoras do IPA amamentando seus filhos. “Foi uma manhã muito produtiva que gerou várias discussões e reflexões sobre uma temática importante que é o Aleitamento Materno”, finaliza a Professora Cibeli.

Fórum de Aleitamento