Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / Dezembro / Reitoria avalia 2017 como um ano exitoso. E, em 2018, dentre outras novidades, terão início as obras do "Novo Prédio G"

Reitoria avalia 2017 como um ano exitoso. E, em 2018, dentre outras novidades, terão início as obras do "Novo Prédio G"

por ana.stahler — última modificação 23/12/2017 10h13
Reitoria avalia 2017 como um ano exitoso. E, em 2018, dentre outras novidades, terão início as obras do "Novo Prédio G"
Na última quarta-feira, 20 de dezembro, ocorreu a celebração de encerramento da Equipe Diretiva da Reitoria do Centro Universitário Metodista- IPA, com as presenças da Reitora, Profa. Dra. Anelise Coelho Nunes, da coordenadora de Graduação, Profa. Dra. Patrícia Treviso, do Coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação Strictu Senso, Prof. Dr. Edgar Zanini Timm, do Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu, Extensão e Assuntos Comunitários, EAD e Relações Internacionais, Prof. Dr. Ricardo Strauch Aveline, do Coordenador do Mestrado Profissional Biociências e Inclusão, Prof. Dr. Norberto da Cunha Garin, do Coordenador do Mestrado Acadêmico Biociências e Reabilitação pro tempore, Prof. Dr. Marcello Mascarenhas, da Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e coordenadora do Curso de Direito, Profa. Me. Patricia Outeiral, da Coordenadora do Núcleo Discente, Docente e de Funcionários, Profa. Esp. Luciana Dorneles, das Professoras Daiane Modelski, Rosa Haygertt e Kátia Farias (NDDF), Andrea Moreira (Coordenadoria de Graduação) e do Gerente de Controladoria e docente do Curso de Ciências Contábeis, Prof. Mauricio Trindade.
Organizada pela a reitora, Profa. Dra. Anelise Coelho Nunes a reunião serviu para encerrar as atividades do semestre, com reflexão e agradecimento às conquistas alcançadas no ano de 2017, pois, segundo a Reitora, "uma gestão eficiente só é possível com uma equipe integrada, comprometida e competente". A Profa. Anelise ressalta que, "em 2018, dentre outras novidades, terão início as obras do 'novo prédio G', o qual, junto com a revitalização da Portaria e da nova entrada pela Rua Casemiro de Abreu, trarão maior visibilidade à instituição não só à comunidade acadêmica, mas também à externa. O novo prédio G irá congregar todas as atividades de atendimento ao público, como as Clínicas Integradas da Saúde, Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), Núcleo de Excelência de Práticas Administrativas (NEPAD), Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), entre outros serviços que a instituição disponibiliza à comunidade."  
Segundo as lideranças, destacaram-se, no ano de 2017:
- Para o Prof. Dr. Edgar Zanini Tim: "Nosso grande destaque é a ótima avaliação dos Programas de Pós-Graduação pela CAPES, com a obtenção do Conceito 4. Os lançamentos dos 7 livros da Editora Universitária na Feira do Livro de Porto Alegre. As premiações: Menção Honrosa - projeto: "Bota de prevenção de úlcera por pressão"10º Congresso de Reabilitação Profissional - 7º Prêmio de Reabilitação Profissional e Gestão de Afastamento, categoria público-privado, do Prof. Ricardo Pavani. Além disso, estivemos entre os três finalistas do Prêmio da Revista Saúde da Editora Abril com o trabalho da Profa. Dra. Caroline Dani e da Profa. Dra. Viviane Elsner".
- Para o Prof. Dr. Ricardo Strauch Aveline: "O ano de 2017 foi um ano produtivo para a Coordenadoria de Extensão e Ação Comunitária, Coordenação de Pós-graduação Lato Sensu, Comitê de Relações Internacionais e Núcleo de Educação a Distância. Realizamos a oferta de oficinas da Semana de um Olhar para a Juventude em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Posteriormente, concretizamos a parceria com o Instituto Politécnico da Guarda (IPG - Portugal), recebendo uma aluna desta instituição para um semestre de intercâmbio no IPA e obtivemos confirmação de que o IPG de Portugal receberá um aluno do IPA em 2018 para intercâmbio com base na reciprocidade. Tivemos 3 projetos de extensão apresentando trabalhos no Salão de Extensão da UFRGS. Realizamos parcerias com a Prefeitura, Grêmio e Arena, desenvolvendo um trabalho inovador que recebeu cobertura jornalística. Tivemos participação com entrevista em matéria da ZH de domingo e uma entrevista no Programa Panorama da TVE sobre os nossos projetos de extensão. Sediamos o XXVI Encontro Nacional de Extensão e tivemos um projeto aceito e apresentado na 14ª Conferência Internacional sobre Saúde Urbana em Coimbra. Realizamos parceria com o Consulado do Canadá, recebendo a consulesa Elizabet McGirr para ministrar quatro palestras para nossos alunos e público externo. Realizamos parceria com a Universidad Maimonides de Buenos Aires, sediando no IPA o I Seminário Internacional de Ciências Sociais Aplicadas IPA/Maimonides, contando com professores da Argentina. Organizamos dois júris simulados em parceria com o curso de Direito da Universidade Feevale. Iniciamos parceria com o SENAC para o desenvolvimento de projetos de extensão em campos de atuação do SENAC a partir de 2018. Ampliamos o Polo EAD do IPA, o qual passou a ofertar 17 cursos de graduação, 4 licenciaturas e 16 cursos de pós-graduação lato sensu. Organizamos e recebemos para ministrarem palestras o Diretor da Konica Minolta de Portugal, o indiano Sandeep Murthy, o Diretor da Expleo André Silveira, a pesquisadora mexicana Jaqueline Pérez Trejo, entre inúmeros outros palestrantes. Ofertamos o Curso de Formação Cidadã para Imigrantes Haitianas em parceira e organização com a Reitoria. Participamos como coorganizadores do XII Salão de Iniciação Científica e Extensão do IPA. Realizamos o acompanhamento dos convênios: PIBID, PRIMURGE e PRO-PET. Auxiliamos no trabalho desenvolvido pelos coordenadores dos 22 programas e projetos de extensão. Auxiliamos também os coordenadores dos 3 cursos de pós-graduação presencias em andamento."
- Para a Profa. Esp. Luciana Dorneles: "O Núcleo Discente, Docente e de Funcionários como um espaço de acolhimento e formação docente, realizou inúmeros atendimentos à comunidade acadêmica, promovendo mediação e conciliação, bem como encaminhando diversas demandas. Em maio de 2017, o NDFF organizou o Seminário de Formação Docente e I Encontro de Capacitação Institucional, este último muito elogiado pelo público-alvo. Além disso, o Núcleo realiza o "Café com Educação" mensalmente, trazendo sempre uma temática relevante para o Ensino Superior e ainda formações específicas para os cursos. Neste último semestre, podemos destacar que o Núcleo recebeu a Psicóloga Rosa Haygertt, que veio contribuir junto à equipe."
 - Para a Profa. Dra. Patrícia Treviso: "Em 2017, a equipe da Coordenadoria de Graduação atuou no processo de adaptação das matrizes curriculares e na atualização dos projetos pedagógicos dos 23 cursos de graduação do Centro Universitário Metodista IPA, no processo de levantamento físico dos laboratórios utilizados pelos 23 cursos de graduação, bem como da renovação de campos de estágio dos cursos de saúde. Além disso, presidiu e coordenou o Grupo de Trabalho ENADE para acompanhamento e assessoramento dos cursos envolvidos nesse processo, assim como presidiu e coordenou o grupo de trabalho planejamento e implantação do processo de ensino e de aprendizagem por competências nos Cursos de Graduação do Centro Universitário Metodista IPA. Também acompanhou a visita do MEC para a reconhecimento do curso de Ciências Biológicas, o qual obteve excelente resultado (nota 4,0)". 
 Finalizando, para 2018, a Reitora, Profa. Anelise, desejou a todos "muito trabalho e um excelente ano"!
registrado em: