Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / Julho / Quintanda – Feira Agroecológica do IPA completa um ano estimulando o consumo de alimentos orgânicos

por raissa.ferreira última modificação 03/07/2017 11h31
Projeto impulsiona agricultura familiar e regional

Desde junho de 2016, o Centro Universitário Metodista – IPA estimula na comunidade onde está inserido uma nova forma de produzir e consumir produtos agrícolas. A “Quintanda – Feira Agroecológica” completou um ano gerando consciência ecológica e promovendo a integração entre os alunos, docentes e funcionários do IPA e produtores e moradores da região.

A Feira integra um projeto de extensão dos cursos de Nutrição, Ciências Biológicas e Pedagogia e acontece todas as quintas-feiras no estacionamento do IPA com a venda de alimentos orgânicos de produtores locais. A agroecologia é uma maneira de pensar em formas mais sustentáveis de cultivo e circulação de produtos agrícolas. Ela é uma solução para problemas gerados pelo modelo mais utilizado hoje em dia, pois pensa na importância que todas as formas de vida têm no ciclo de produção, com foco na produção sem uso de produtos químicos que contaminam os alimentos e o solo, valorizando a agricultura familiar e orgânica.

“A instalação da Quintanda no IPA, trouxe à comunidade interna e externa, a oportunidade de conhecer a produção de alimentos orgânicos, além de consumir esses alimentos saudáveis e frescos, pois são colhidos no mesmo dia da feira”, conta a professora Magda Ambros Cammerer, coordenadora da graduação em Nutrição do IPA e da Quintanda.

O projeto conta com a participação da Associação dos Agricultores Ecologistas Solidários do RS – Associação Agroecológica, comercializando alimentos in natura orgânicos, como frutas, legumes e verduras, além de bolos, biscoitos e outros produtos feitos com ingredientes orgânicos, todos fornecidos por agricultores e empresários locais.

“A Quintanda caracteriza-se como um projeto socioambiental que fomenta o desenvolvimento de uma consciência ecológica por parte da comunidade acadêmica, articulando ações curriculares que visam compreender a complexidade da agricultura familiar, da proposição de uma alimentação saudável, bem como da valorização da proposta junto à sociedade”, explica Magda.

Os estudantes participam da Quintanda por meio de projetos de extensão, estágios curriculares obrigatórios e disciplinas e atividades práticas. Segundo a docente, todas as semanas, os alunos desenvolvem na feira uma atividade de educação alimentar, através da degustação de alimentos que são vendidos na feira.

Luciana Silva de Souza, de 45 anos, se formou em Nutrição e realizou seu estágio social na Quintanda durante seis meses. “Foi uma experiência maravilhosa, estar inserida na feira Agroecológica do IPA é prazeroso. Saber que tu estás promovendo alimento orgânico, da agricultura familiar, me dava segurança em que as pessoas, ao degustarem a receita feita por mim, estavam provando um alimento com procedência e certificado. Outra gratificação era o momento que as pessoas elogiavam e pediam a receita impressa para comprar os ingredientes e fazer em casa”, relata.

Agora que está formada, Luciana diz que a Quintanda teve um importante papel em sua carreira e, também, em sua vida: “muitos alimentos eu não conhecia, só havia ouvido falar. A variedade de hortaliças que há na feira me impressionou. E a forma como os agricultores trabalham sempre sorrindo isso eu vou levar para sempre. Não tem tempo ruim para quem gosta do que faz”.

Confira as fotos da comemoração de um ano:

Aniversário da Quintanda