Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / Junho / Curso de Enfermagem do IPA inserido com ações educativas no Programa de Saúde na Escola(PSE) em Porto Alegre

por Caroline última modificação 26/06/2017 12h25
As ações foram realizadas no período de 27/4/17 a 22/6/17

Os acadêmicos do 6º semestre, da disciplina Saúde da Criança, Adolescente e Família, do Curso de Bacharelado em Enfermagem, do Centro Universitário Metodista – IPA, realizaram atividades educativas vinculadas aos componentes I, II e III do Programa de Saúde na Escola (PSE) preconizados pelo Ministério da Saúde. As atividades realizadas foram supervisionadas pela docente Me. Karina Amadori Stroschein Normann.

Os alunos envolvidos na atividade no primeiro momento do PSE foram Ildamara dos Santos Morales, Carina Lucher  Vieira Fernandes Michele Biazetto Dias, Franciele de Souza, Luciana Gonçalves da Silva e Guilherme Moraes Kubiaki. As alunas envolvidas no segundo momento do PSE foram Fernanda Trindade de Castro, Silvana Judes de Souza, Sabrina Machado Correa,Priscilla da Luz Mambrum Mattana, Estéfane Insabralde dos Santos e Dúnia Silveira Ribeiro.

As ações foram realizadas em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, que pertence ao território de abrangência, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Ipiranga, um dos campos de estágio, de práticas supervisionadas na área da criança/adolescente no semestre vigente.

As atividades desenvolvidas foram verificação da acuidade visual das crianças autorizadas pelos responsáveis, vinculada ao componente I do PSE. Oficinas de sensibilização em relação a promoção da cultura de paz e Diretos Humanos, a Saúde Mental, a Saúde Ambiental vinculadas ao componente II do PSE. E o componente III do PSE que contempla a Educação Permanente em Saúde (EPS) com o momento de formação para os professores através da roda de conversa sobre primeiros socorros com crianças e adolescentes.

Em especial, numa das ações educativas, ocorreu um momento transdisciplinar. A docente supervisora Karina, juntamente com a Coordenação do Curso de Bacharelado em Enfermagem, docente Lisneia Fabiani Bock e com o Serviço Escola de Psicologia do IPA, construíram um encontro na escola com a intervenção da enfermagem e da psicologia para realizar uma roda de conversa com dinâmica para os alunos do ensino fundamental do turno da manhã. Tivemos a participação especial da psicologia com o Eduardo Dominguez. O encontro transdisciplinar resgatou a valorização da vida, a autonomia, o empoderamento e o fortalecimento de vínculos afetivos, sociais, culturais do indivíduo/coletivo.