Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / Junho / Curso de Enfermagem do IPA realiza primeira versão do Estágio Curricular na Saúde Coletiva

por Caroline última modificação 29/06/2017 13h43
   O Curso de Bacharelado em Enfermagem do Centro Universitário Metodista – IPA realizou neste semestre, no período de 20 de fevereiro a 22 de junho, o "Estágio Curricular - Saúde Coletiva". Foi a primeira vez que as turmas realizaram este estágio que se trata de uma atividade prática do 9º semestre, que oportuniza aos acadêmicos de Enfermagem vivenciarem a atuação do enfermeiro na área da atenção básica em saúde, imersos na realidade do sistema de saúde.
   “Esta primeira turma desenvolveu o estágio em unidades de saúde pertencentes a gerência distrital Noroeste Humaitá Navegantes Ilhas (NHNI) do município de Porto Alegre, bem como nos Serviços de Referência Estadual em tuberculose, HIV/AIDS, hepatite e doenças associadas, em âmbito ambulatorial. Em 2017/2, os mesmos estudantes farão o Estágio Curricular, na área hospitalar”, comenta a Coordenadora do Curso de Enfermagem, Profa. Me. Lisneia Fabiani Bock.
   O Estágio Curricular em Saúde Coletiva prevê práticas desenvolvidas nos serviços de saúde nas áreas de atenção, gestão, educação e controle social. Os estudantes realizaram as atividades específicas do enfermeiro nos serviços, como também atividades interdisciplinares e intersetoriais.
As atividades de estágio contemplam a teorização das práticas que serão operacionalizadas no local envolvendo rodas de conversa do professor com os estudantes, discussão de casos, análise e discussão de situações vivenciadas no campo. A supervisão do estágio ocorre, diretamente pelo acompanhamento da equipe do serviço de saúde como também pela supervisão pedagógica do docente do IPA.
    “O estudante de Enfermagem, com a imersão no processo de trabalho na atenção básica, tem rica oportunidade para compreender o funcionamento, as potencialidades e as fragilidades da rede de atenção em saúde. Este estágio é possibilitado pela cooperação institucional existente do IPA com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre e a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. Este estágio curricular é fundamental para a formação dos enfermeiros, sendo um diferencial do curso de Enfermagem do IPA”, como destacam as professoras Maria Elida Machado e Karina Amadori Stroschein Normann.