Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / Maio / Curso de Enfermagem promoveu Fórum sobre Violência Contra a Mulher

Curso de Enfermagem promoveu Fórum sobre Violência Contra a Mulher

por Caroline última modificação 25/05/2017 16h24
Alunos e professores discutiram a desigualdade de gênero
   O Curso de Enfermagem do Centro Universitário Metodista – IPA promoveu, no dia 24 de maio, o Fórum da Disciplina de Saúde do Homem e da Mulher. “O intuito do evento foi discutir e relatar experiências multiprofissionais e interdisciplinares sobre o tema Violência Contra a Mulher”, destacou a Profa. Me. Tanisa Lanzarini.
   “Temos que entender o que queremos desconstruir. A discussão não pode ser pautada em tipos de violência, apoio e amparo, mas, sim, ela é muito mais profunda, é o que queremos desconstruir. Por exemplo, feminismo e machismo, o que é claro para mim? Algumas pessoas ainda têm a ideia errônea de que feminismo é a supremacia da mulher. Então estamos discutindo uma questão arcaica que é a violência contra a mulher, certamente porque estamos presos numa cultura onde o machismo é algo ainda perpetuado e somos nós mulheres contra o feminismo. Esta cultura tem que ser quebrada de alguma maneira”, comenta a Profa. Me. Liciane da Silva Costa.
   Durante o evento, acadêmicos e docentes debateram sobre o porquê da violência, as formas de combater e como a enfermagem pode contribuir. “A violência contra a mulher é um grave problema mundial de saúde pública, devido sua alta prevalência e consequência danosa à saúde, sendo uma das manifestações mais extremas e perversas da desigualdade de gênero. No Brasil, a violência por parceiros íntimos é uma das mais prevalentes, convertendo-se em elevados custos sociais e emocionais”, ressalta a professora Tanisa.
   A atividade ocorreu na sala B200 e foi voltada aos estudantes do Curso de Enfermagem.

Curso de Enfermagem promoveu Fórum sobre Violência Contra a Mulher