Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / Maio / Estudantes do Curso de Ciências Contábeis do IPA participam de Viagem de Estudos para Portugal

Alunos puderam participar de uma aula na Universidade de Lusófona
   Os estudantes do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Metodista – IPA realizaram uma Viagem de Estudos para Portugal. “Foi uma viagem de fins exploratórios para embasar ações futuras de intercâmbio e outras oportunidades acadêmicas e profissionais, inclusive estágios”, destacou a Coordenadora do Curso, Profª. Me Neusa Monser.
   Participaram da viagem de estudos oito estudantes e quatro professores, dentre eles Neusa e a Coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Elizabeth Castro Maurenza de Oliveira.
“A visita teve como objetivo principal a prospecção de universidades que oportunizem ampliar o conhecimento dos estudantes. Para tanto, precisávamos conhecer o mercado e os órgãos reguladores da profissão. A participação dos estudantes foi fundamental para conhecermos as intenções e sentimentos em relação ao estudo no exterior”, comenta Neusa.
   Os estudantes participaram de diversas atividades como visita a Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) em Lisboa. O órgão congrega profissionais de contabilidade e peritos contadores, equivalente ao Conselho Federal de Contabilidade no Brasil. A finalidade da visita foi conhecer a atuação dos profissionais de contabilidade em Portugal. Logo após, os estudantes conheceram a Universidade de Lusófona, em que foram convidados a assistir uma aula na disciplina de Fiscalidade.
   No dia 23 de maio, os estudantes conheceram Empresa de Auditoria – Deloitte que atua segmento de grandes empresas e possui uma equipe muito jovem, com uma média de 25 a 27 anos.
Além da Universidade de Lusófona, os estudantes conheceram a Universidade de Coimbra que possui Mestrado de Economia com linha de Pesquisa em Finanças e Contabilidade. A Universidade tem convênio com a UMESP e possibilita intercâmbios de semestres.
Para encerrar as atividades, no dia 26, os estudantes conheceram a Universidade do Porto – Porto Business School – que é uma associação sem fins lucrativos, na qual participa, em partes iguais, a Universidade do Porto e um grupo de empresas. A escola promove cursos e atividades para atender a demanda destas empresas, bem como a comunidade externa.
   “Esta visita se justifica pela necessidade de ampliar o conhecimento sobre a atuação dos profissionais de contabilidade em diversos países. Além de buscar o convênio com outras instituições para a troca de experiências e oportunidades acadêmicas e profissionais”, finaliza a Coordenadora.

registrado em: