Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / Maio / Estudantes do Curso de Ciências Contábeis do IPA participam de Viagem de Estudos para Portugal

por Caroline última modificação 28/06/2017 18h15
Alunos puderam participar de uma aula na Universidade de Lusófona

Os estudantes do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Metodista – IPA realizaram uma Viagem de Estudos para Portugal. “Foi uma viagem de fins exploratórios para embasar ações futuras de intercâmbio e outras oportunidades acadêmicas e profissionais, inclusive estágios”, destacou a Coordenadora do Curso, Profª. Me Neusa Monser. Participaram da viagem de estudos oito estudantes e quatro professores, dentre eles Neusa e a Coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Elizabeth Castro Maurenza de Oliveira.

“A visita teve como objetivo principal a prospecção de universidades que oportunizem ampliar o conhecimento dos estudantes. Para tanto, precisávamos conhecer o mercado e os órgãos reguladores da profissão. A participação dos estudantes foi fundamental para conhecermos as intenções e sentimentos em relação ao estudo no exterior”, comenta Neusa.

Os estudantes participaram de diversas atividades como visita a Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) em Lisboa. O órgão congrega profissionais de contabilidade e peritos contadores, equivalente ao Conselho Federal de Contabilidade no Brasil. A finalidade da visita foi conhecer a atuação dos profissionais de contabilidade em Portugal. Logo após, os estudantes conheceram a Universidade de Lusófona, em que foram convidados a assistir uma aula na disciplina de Fiscalidade.

No dia 23 de maio, os estudantes conheceram Empresa de Auditoria – Deloitte que atua segmento de grandes empresas e possui uma equipe muito jovem, com uma média de 25 a 27 anos.
Além da Universidade de Lusófona, os estudantes conheceram a Universidade de Coimbra que possui Mestrado de Economia com linha de Pesquisa em Finanças e Contabilidade. A Universidade tem convênio com a UMESP e possibilita intercâmbios de semestres.

Para encerrar as atividades, no dia 26, os estudantes conheceram a Universidade do Porto – Porto Business School – que é uma associação sem fins lucrativos, na qual participa, em partes iguais, a Universidade do Porto e um grupo de empresas. A escola promove cursos e atividades para atender a demanda destas empresas, bem como a comunidade externa.

“Esta visita se justifica pela necessidade de ampliar o conhecimento sobre a atuação dos profissionais de contabilidade em diversos países. Além de buscar o convênio com outras instituições para a troca de experiências e oportunidades acadêmicas e profissionais”, conclui a Coordenadora.

Guilherme Cavalheiro do Canto, de 26 Anos, é aluno do 7º Semestre do curso de Ciências Contábeis e conta que gostou tanto da viagem que já planeja conhecer a Espanha em breve. “A viagem foi revolucionária em minha concepção profissional e acadêmica. Aprendi que devemos ainda mais expandir a nossa visão e nunca nos limitarmos às nossas capacidades, sempre temos capacidade de nos melhorarmos e quando achamos que estamos chegando ao nosso limite, nos damos conta que estamos enganados, pois, o limite de agora é apenas o começo do amanhã. Com isto, percebo uma necessidade de ler ainda mais livros, artigos acadêmicos e Cases de sucessos, pois o conhecimento só poderá ser adquirido se for vivido”, relata.