Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / Novembro / IPA e Consulado do Canadá oferecem intercâmbio

IPA e Consulado do Canadá oferecem intercâmbio

por ana.stahler — última modificação 16/11/2017 14h25

O Comitê de Relações Internacionais do IPA firmou uma parceria com Consulado do Canadá, a partir do Projeto Internacionalização. O objetivo é oferecer a oportunidade para conhecer o Canadá, seja através de visitas, estudos ou trabalho. A proposta foi divulgada para funcionários e alunos da Instituição e para a comunidade em geral.

Para participar do programa, o candidato precisa conhecer inglês ou francês, além de atender algumas exigências específicas. São analisados o período que o interessado pretende passar no país, se vai estar acompanhado ou sozinho, o tipo de atividades que vai desempenhar durante a estada no Canadá, entre outros.

O coordenador de Extensão e Ação Comunitária do IPA, Prof. Dr. Ricardo Aveline, conta que o projeto tem como objetivo ampliar a visão cultural dos acadêmicos e funcionários do IPA. “Nós queremos promover eventos que garantam experiências no exterior”, disse. Ele explica que é uma oportunidade de aprender com o Canadá em termos de organização, infraestrutura e métodos. “É chance de trazer esse conhecimento para o Brasil e assim contribuir com a nossa sociedade”, afirma.

A reitora do IPA, Profª. Dra. Anelise Coelho comenta que o egresso necessita de algo além da graduação. Os processos de internacionalização são uma excelente oportunidade. Sobre a exigência de uma língua estrangeira, ela destaca que o IPA vai incentivar o estudo de idiomas. “No próximo semestre, vamos oferecer cursos de idiomas, porque não adianta proporcionar uma viagem para Canadá e não ofertar o aprendizado da língua na instituição”.

A reitora anunciou que pretende contatar instituições de Portugal com o intuito de promover convênios acadêmicos para que alunos portugueses visitem o país e para que os estudantes do IPA viagem para lá. “Atualmente, nós temos no IPA a estudante do curso de Enfermagem do Instituto Politécnico da Guarda de Portugal, Ana Rita Pinto. Temos também, projetos que envolvem alunos cursando a pós-graduação lá”, complementa.

Ela acrescenta que outro objetivo é realizar parcerias com as Redes Metodista, não apenas do Brasil, mas com outros países também. “Queremos estreitar laços com as instituições metodistas, principalmente nos Estados Unidos. São muitas no país”, reitera. A reitora destaca que as pessoas não precisam exclusivamente viajar por motivos profissionais ou acadêmicos, há a possibilidade de participar de projetos de voluntariado. “Existem universidades metodistas em que a pessoa pode desenvolver um projeto no âmbito social. Algo que vai fazer bem tanto para quem ajuda quanto para quem recebe auxílio”, conclui.

Para obter outras informações sobre o projeto de internacionalização com o Canadá, basta enviar e-mail para henrique.silva4@ipa.metodista.br.

Matéria publicado no site MUltiverso: http://multiversoipa.metodistadosul.edu.br/multiverso/noticias/geral/636-ipa-consulado-canada-intercambio.

Texto: Giulian Cavalli

Fotos: Athilio Zanon

Palestra sobre imigração para o Canadá