Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / Novembro / Programa de Extensão In(ter)venções Urbanas apresenta trabalho na 14ª Conferência Internacional sobre Saúde Urbana em Coimbra, Portugal

por raissa.ferreira última modificação 14/11/2017 12h54
A professora Fernanda da Cruz Moscarelli representou a Instituição no evento

A professora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Metodista - IPA, Fernanda da Cruz Moscarelli, participou do “14th International Conference on Urban Health - ICUH 2017” (14.ª Conferência Internacional sobre Saúde Urbana), realizado no final de setembro em Coimbra, Portugal. A docente apresentou o trabalho oriundo das atividades de extensão desenvolvidas pelo Programa de Extensão In(ter)venções Urbanas, onde atua em conjunto com os professores Roberto Nehme, Patrícia Moura e Rodrigo Erhart.

O trabalho intitulado “Strategies for transforming degraded public spaces in the 4th District of Porto Alegre (Brazil) in places using Placemaking methodology“ (Estratégias para transformação de espaços públicos degradados do 4° Distrito de Porto Alegre (Brasil) em lugares através da metodologia Placemaking) foi selecionado para integrar o painel Healthy Inclusive Placemaking: Global Ideas for US Solutions.

"Utilizamos duas estratégias: o Place Making que é a construção participativa de espaços urbanos em locais degradados e o uso do urbanismo tático pela rapidez que ações exigem, contando muitas vezes com intervenções efêmeras. Estes espaços são concebidos para multiples usages (diferentes usos para diferentes gerações) e ajudamos a animar os espaços com atividades econômicas, culturais e educativas, a fim de estabelecer uma gradual agenda de saúde pública e de compreensão da importância dos espaços públicos", descreve a professora.

O grupo compreende professores e alunos de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Metodista, parceiros da Rede de Sustentabilidade e Cidadania (PMPOA, UNISDR-ONU-Habitat) e da associação de Empresários do bairro Humaitá-Navegantes (AEHN). "Nosso objetivo é multiplicar o o efeito de re-urbanização e de consciência ambiental", diz. Para a apresentação do projeto, o evento cedeu uma bolsa para professora e pesquisadora comparecer ao evento, financiado pela Fundação Americana Robert Wood Johnson.

Segundo Fernanda, o congresso tinha por objetivo discutir a Equidade da saúde: a nova agenda urbana e objetivos de desenvolvimento sustentável. "Atualmente, as cidades são as principais impulsionadoras do desenvolvimento dos países e representam, assim, espaços de oportunidades para transformar a saúde e o bem-estar da sociedade, de modo que as cidades devem estar na vanguarda da abordagem da agenda global de desenvolvimento sustentável", declara.

O evento contou com a participação de representantes de universidades e governos de diversos países diferentes da Europa, América e África, além de autoridades nas áreas de saúde, meio-ambiente e diferentes áreas de conhecimento.

Confira algumas fotos do evento abaixo:

14ª Conferência Internacional sobre Saúde Urbana