Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / Outubro / Alunos propõem soluções para problemas do dia a dia na Corrida pela Inovação do IPA

por raissa.ferreira última modificação 25/10/2017 12h04
Atividade uniu estudantes de diversos cursos de graduação

A inovação tem como papel resolver problemas simples e complexos que afetam a vida das pessoas. Por meio dela, é possível empreender, melhorar a vida das pessoas e a vida em sociedade. Durante a Corrida pela Inovação IPA DC, evento promovido no Centro Universitário Metodista – IPA, estudantes de graduação tiveram a oportunidade de exercitar sua criatividade e colocar em prática conceitos aprendidos em classe para propor ideias inovadoras.

“Os alunos me pediram ideias para ter uma atividade interessante, que despertasse a participação efetiva dos alunos na semana acadêmica. Como eu já tinha participado de outros três eventos similares pela FIERGS, sugeri a Corrida pela Inovação IPA DC”, conta o docente de Engenharia da Produção, Carlo Rossano Manica. Estudantes de Engenharia da Produção, Engenharia Civil e Arquitetura participaram, totalizando 53 acadêmicos.

Durante 50 horas, os alunos desenvolveram ideias que podem melhorar a vida nas cidades. Foram propostos projetos envolvendo bicicletas como meio de transporte urbano, paradas ecológicas, transporte coletivo personalizado, fast food de comidas saudáveis, entre outros. “A importância de tratar sobre inovação já é de domínio público, porém não temos disciplinas ou cursos específicos sobre a temática, essa foi uma forma de sensibilizar os participantes da importância e ter um certo conhecimento da temática na prática”, diz o docente.

O professor destaca, também, o protagonismo dos alunos nesse tipo de atividade: “Mesmo sendo o mentor e tendo a certeza do funcionamento de um evento desses, procurei deixar ao máximo a organização e atribuições para os alunos. Isso para terem o senso de pertencimento de algo deles para eles, e sem dúvida nenhuma o conhecimento de todos os que participaram foi muito grande”.

Andrey Coelho Garcia da Rosa é aluno do 8º semestre de Engenharia de Produção e fez parte da equipe de backoffice, trabalhando na divulgação e organização do evento. O aluno conta como a experiência agregou à sua formação profissional: “na corrida pela inovação pude ver o valor que os colegas do DC deram para o evento em que necessitavam do seu esforço, por mais que a corrida pela inovação tenha sido uma Gamificação as equipes se ajudaram em um ambiente extremamente competitivo”.

O trabalho possibilitou ao aluno aprender e ajudar os colegas, ao mesmo tempo. “Consegui colocar em prática a proatividade de encontrar soluções para os problemas que encontramos ao decorrer do evento, assim como gestão de pessoas e gestão de projetos foram colocados em prática também”, diz o aluno.

Para divulgar o evento e o trabalho dos estudantes, os organizadores criaram uma página no Facebook que impactou cerca de mil pessoas. Você pode acompanhar as informações da página clicando aqui

CHAVE

Os professores Manica e Marcelo Stahlschmidt, coordenador do curso de Engenharia de Produção, explicam que uma série de princípios guiam os processos educacionais do IPA e estão em desenvolvimento atualmente. De acordo com os docentes, em sala de aula são trabalhados o Conhecimento e a Habilidade para exercer a carreira profissional. Aliando à prática em trabalhos como esse, também é trabalhada a Atitude dos alunos e futuros profissionais. Futuramente, os docentes do IPA planejam trabalhar com os estudantes Valores e Ética, fechando a palavra CHAVE como um norte que guiará as ações da Instituição para o futuro.