Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / Setembro / Guia do Estudante 2017 dá 59 estrelas a 18 cursos de graduação do IPA

Guia do Estudante 2017 dá 59 estrelas a 18 cursos de graduação do IPA

por raissa.ferreira última modificação 04/09/2017 09h42
Publicação avalia melhores cursos superiores do Brasil
Guia do Estudante 2017 dá 59 estrelas a 18 cursos de graduação do IPA


O Guia do Estudante, da editora Abril, divulgou nesta semana os cursos superiores avaliados pela publicação. 18 graduações do Centro Universitário Metodista – IPA foram ranqueadas e, ao todo, a instituição conquistou 59 estrelas.

Os cursos de Educação Física (licenciatura e bacharelado), Pedagogia, Psicologia e Turismo ficaram entre os mais bem avaliados na publicação, com 4 estrelas, sendo considerados muito bons. Outros 13 cursos do IPA foram avaliados como bons pelo Guia, recebendo 3 estrelas.

O Guia do Estudante é uma das mais tradicionais avaliações de cursos superiores do Brasil. A publicação analisa graduações de todo o País e cada curso recebe conceitos de pelo menos seis pareceristas, convidados entre coordenadores de cursos, diretores de departamentos e professores. As notas representadas significam excelente (5), muito bom (4) e bom (3).

Melhores Universidades

O coordenador de Psicologia, Leandro da Fonte Feix, ressalta a importância da avaliação: “O Guia do Estudante é uma publicação nacional que avalia os principais cursos de graduação do País. Um destaque nessa avaliação coloca o curso de Psicologia do IPA entre os melhores do Brasil”. Atualmente, o curso está finalizando sua primeira publicação, que contém trabalhos de conclusão de curso selecionados nos últimos nove anos, abordando temáticas de saúde coletiva e direitos humanos.

Em constante processo de avaliação e inovação, a graduação oferece ensino teórico-prático e humanizado. “Nosso curso se destaca pelas ênfases em Saúde Coletiva e Direitos Humanos. Além disso, possui um corpo docente altamente qualificado, com 100% de Mestres e Doutores. Nossos professores atuam no mercado de trabalho na sua área de conhecimento, fazendo a conexão entre teoria e a práxis psicológica. A proximidade da coordenação com os discentes, docentes e equipe técnica permite trabalho integrado na construção de um curso cada vez melhor”, explica.

O ranking do Guia espelha, também, o ótimo desempenho das graduações do IPA nos conceitos do Ministério da Educação. O curso de Turismo se consolidou como um dos melhores do País neste ano, pois no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e no Conceito Preliminar de Curso conquistou também nota 4. “São realizadas ações em diferentes níveis para que o curso continue em constante melhoria: pesquisa, relações com o mercado, internacionalização e missões nacionais. O curso atingirá a marca de oito livros lançados, fruto da produção integrada entre docentes e discentes; temos parcerias com atores turísticos público-privados para atuação do curso em equipes de hospitalidade e eventos nacionais e internacionais”, relata Guilherme Bridi, coordenador de Turismo.

A internacionalização é um processo efetivo da graduação, desde 2011 já foram realizadas oito missões internacionais em países como Argentina, Uruguai, Colômbia, México, Estados Unidos, Portugal e Espanha. Em dezembro deste ano, o curso realizará também uma missão para o Canadá, visitando as cidades de Toronto, Ottawa e Quebec. “Já organizamos missões nacionais para Foz do Iguaçu, Bonito e Pantanal e em 2017, visitaremos organizações turísticas e hoteleira da cidade de São Paulo. O curso também é sede de eventos internacionais, os quais, anualmente, abordam temas contemporâneos acerca do turismo”, completa.

Formando educadores

Desde 2012, Pedagogia vem obtendo conceito de 4 Estrelas no Guia do Estudante. A coordenadora, Sandra Santos, enumera diversos motivos pelos quais a graduação recebe essa avaliação. "Acredito que isso seja resultado do investimento na formação de professores voltada para as demandas atuais em educação, dentre elas: trabalho pedagógico baseado em metodologias inovadoras e uso de tecnologias; aproximação dos diversos espaços de educação; desenvolvimento da capacidade comunicativa; resolução de problemas através de criatividade e flexibilidade; compromisso com os aspectos sociais e transformadores da educação; trabalho em equipe; entre outros".

Para o futuro, a docente diz que "está prevista a continuidade dos Projetos Interdisciplinares, reforçados e qualificados pela pesquisa e socialização de estudos; continuidade da participação dos Bolsistas CAPES no PIBID - Subprojeto Pedagogia e Subprojeto Interdisciplinar, aprimorando e ressignificando a docência para os Bolsistas; ampliação da rede de parceria com escolas e instituições não-escolares, qualificando o espaço de prática; oferta de cursos de especialização e pós-graduação na área educativa; publicações on-line de produções docentes e discentes; exploração máxima do percentual de aulas semipresenciais, como parte da formação discente autônoma e qualificada no uso de tecnologias".

A licenciatura em Educação Física, assim como o bacharelado, também conquistou bons resultados no Guia. "Apesar de não ser uma avaliação oficial do Ministério da Educação, o Guia do Estudante se constitui em uma importante referência na sociedade brasileira. Com esta avaliação estamos ampliando nosso reconhecimento", considera o coordenador João Francisco Pereira Neto. Atualmente, o curso possui dois grupos de estudos com importantes produções acadêmicas, além de projetos de extensão que consolidam o aprendizado dos alunos e a presença na comunidade.

O docente ainda projeta as próximas ações do curso: "Nosso maior desafio é a consolidação do novo currículo de ambos cursos que foram implementados no primeiro semestre de 2017 e a manutenção de nossos atuais projetos. De qualquer forma, já iniciamos a busca pela quinta estrela no Guia do Estudante". 

Confira abaixo todos os cursos estrelados no Guia de 2017:

Curso Estrelas
Administração 3
Biomedicina 3
Ciências Contábeis  3
Direito 3
Educação Física (Bacharelado) 4
Educação Física (Licenciatura) 4
Enfermagem 3
Farmácia  3
Fisioterapia 3
Fonoaudiologia 3
Jornalismo 3
Música 3
Nutrição 3
Pedagogia 4
Psicologia 4
Publicidade e Propaganda 3
Serviço Social  3
Turismo 4
registrado em: