Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / Setembro / Simpósio de Biologia discute relevância da conscientização ambiental por meio da campanha Liberdade e Saúde

Simpósio de Biologia discute relevância da conscientização ambiental por meio da campanha Liberdade e Saúde

por raissa.ferreira última modificação 19/09/2017 10h10
Projeto e seus impactos foram apresentados no dia 15 de setembro
Simpósio de Biologia discute relevância da conscientização ambiental por meio da campanha Liberdade e Saúde


Segundo dados da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres, no Brasil cerca de 38 milhões de animais são retirados de seus habitats anualmente. O alto índice do tráfico de animais silvestres é uma das causas da extinção de espécies no País e em todo o mundo.

Criada há mais de dez anos no Piauí, a Campanha Liberdade e Saúde visa promover a utilização da educação ambiental como uma ferramenta de combate ao tráfico desses animais e prevenção de suas zoonoses por meio das ações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em parceria com os sistemas educacionais público e privado.

“O Projeto começou a ser adaptado para a realidade do Rio Grande do Sul em 2015, em conjunto com os colegas do Piauí iniciamos a adaptação no estado. O projeto Liberdade e Saúde pretende abranger o estado todo, entretanto estamos atuando conforme demandas dos municípios, secretarias e escolas. Atualmente, principalmente na Região Metropolitana e Serra onde temos sido mais demandados”, explica Emerson Strack Skrabe, analista ambiental do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Rio Grande do Sul (CETAS-RS).

Skrabe é mestre em Gestão Ambiental pela Fundação Universitária Iberoamericana (Funiber), da Espanha, e graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O biólogo foi um dos palestrantes convidados do III Simpósio de Biologia do Centro Universitário Metodista – IPA e apresentou aos alunos a Campanha Liberdade e Saúde e a importância do combate ao tráfico de animais.

“O principal objetivo é a conscientização, a prevenção e mudança de cultura quanto ao tráfico de animais silvestres, maus-tratos e zoonoses. Além das palestras para professores e alunos, realizamos atividades de campo quando detectado algum problema específico com alguma espécie. Nesse caso, atuamos em conjunto com a secretaria local para atividades educativas in loco que ocorrem com outras ações de gestão da fauna silvestre”, conta.

Para os alunos de Ciências Biológicas do IPA, a palestra foi uma oportunidade de compreender melhor a campanha e o papel de estudantes e profissionais da área nesse combate: “Os estudantes podem denunciar, criar materiais educativos e projetos em suas realidades”.

O Simpósio contou, ainda, com uma celebração do Dia do Biólogo e uma palestra sobre "A bioacústica como ferramenta de estudo e conservação de baleias e golfinhos", ministrada pela professora Lilian Sander Hoffmann, doutora em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

“Foi um espaço de troca de informações e experiências, seguida com um parabéns alusivo ao Dia do Biólogo, onde os alunos e professores confraternizaram juntos”, comenta a coordenadora do Curso de Ciências Biológicas, Laura Vicedo Jacociunas.

III Simpósio de Biologia

registrado em: