Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / Setembro / Simpósio de Biologia discute relevância da conscientização ambiental por meio da campanha Liberdade e Saúde

por raissa.ferreira última modificação 19/09/2017 10h10
Projeto e seus impactos foram apresentados no dia 15 de setembro

Segundo dados da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres, no Brasil cerca de 38 milhões de animais são retirados de seus habitats anualmente. O alto índice do tráfico de animais silvestres é uma das causas da extinção de espécies no País e em todo o mundo.

Criada há mais de dez anos no Piauí, a Campanha Liberdade e Saúde visa promover a utilização da educação ambiental como uma ferramenta de combate ao tráfico desses animais e prevenção de suas zoonoses por meio das ações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em parceria com os sistemas educacionais público e privado.

“O Projeto começou a ser adaptado para a realidade do Rio Grande do Sul em 2015, em conjunto com os colegas do Piauí iniciamos a adaptação no estado. O projeto Liberdade e Saúde pretende abranger o estado todo, entretanto estamos atuando conforme demandas dos municípios, secretarias e escolas. Atualmente, principalmente na Região Metropolitana e Serra onde temos sido mais demandados”, explica Emerson Strack Skrabe, analista ambiental do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Rio Grande do Sul (CETAS-RS).

Skrabe é mestre em Gestão Ambiental pela Fundação Universitária Iberoamericana (Funiber), da Espanha, e graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O biólogo foi um dos palestrantes convidados do III Simpósio de Biologia do Centro Universitário Metodista – IPA e apresentou aos alunos a Campanha Liberdade e Saúde e a importância do combate ao tráfico de animais.

“O principal objetivo é a conscientização, a prevenção e mudança de cultura quanto ao tráfico de animais silvestres, maus-tratos e zoonoses. Além das palestras para professores e alunos, realizamos atividades de campo quando detectado algum problema específico com alguma espécie. Nesse caso, atuamos em conjunto com a secretaria local para atividades educativas in loco que ocorrem com outras ações de gestão da fauna silvestre”, conta.

Para os alunos de Ciências Biológicas do IPA, a palestra foi uma oportunidade de compreender melhor a campanha e o papel de estudantes e profissionais da área nesse combate: “Os estudantes podem denunciar, criar materiais educativos e projetos em suas realidades”.

O Simpósio contou, ainda, com uma celebração do Dia do Biólogo e uma palestra sobre "A bioacústica como ferramenta de estudo e conservação de baleias e golfinhos", ministrada pela professora Lilian Sander Hoffmann, doutora em Biologia Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

“Foi um espaço de troca de informações e experiências, seguida com um parabéns alusivo ao Dia do Biólogo, onde os alunos e professores confraternizaram juntos”, comenta a coordenadora do Curso de Ciências Biológicas, Laura Vicedo Jacociunas.

III Simpósio de Biologia