Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2018 / fevereiro / Aluno do IPA conquista prêmio de Jornalismo

Aluno do IPA conquista prêmio de Jornalismo

por Jéssica Rodrigues dos Santos última modificação 23/02/2018 10h12
Aluno do IPA conquista prêmio de Jornalismo

O estudante do curso de Jornalismo do Centro Universitário Metodista – IPA, Vinícius Domingues, foi o vencedor do Prêmio APERGS 2018 na categoria Webjornalismo. A primeira edição do concurso foi uma iniciativa da Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul. A ação tem como objetivos valorizar os profissionais de imprensa e incentivar a divulgação de informações sobre as atividades dos Procuradores de Justiça.

Vinícius conquistou o primeiro lugar com a reportagem “Se o Estado não está bem defendido, quem administra não consegue organizá-lo”. A produção ocorreu como atividade da disciplina Projeto Interdisciplinar - Webjornalismo e contempla as diferentes funções dos procuradores que contribuem para a organização do Estado. “A finalidade foi esclarecer a sociedade sobre as atividades desse importante setor do serviço público”, relata Vinícius.

O estudante também obteve destaque recente no Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental, conquistando o quarto lugar com a reportagem “Um novo olhar sobre o lixo”. O trabalho apresenta o trajeto e o tratamento do lixo desde a coleta em Porto Alegre até o destino final no aterro sanitário de Minas do Leão, na Região Metropolitana. A construção se deu na disciplina Jornalismo Científico e Ambiental, contando com a parceria do curso de Ciências Biológicas na definição de pautas e entrevistas.

“Participar de concursos é uma grande oportunidade para divulgar o próprio trabalho e fazer a diferença, ajudando a esclarecer a sociedade. “Neste ano, pretendo competir novamente no José Lutzenberger e em outros como o Prêmio ARI. Quero levar o nome do IPA para as competições”, diz, entusiasmado. Vinícius elogia os/as docentes do curso de Jornalismo e agradece pelo apoio recebido no curso. “Eles/elas nos dão espaço para mostrarmos nossas ideias. Eles são atenciosos e incentivam muito”, afirma.

O coordenador do curso, prof. Dr. Fabio Berti, destaca a qualidade das produções acadêmicas. “Temos construído excelentes conteúdos jornalísticos, que demonstram o preparo dos/as estudantes, o incentivo permanente dos/as professores e técnicos/as, e o acerto do novo currículo por competências implantado na instituição”, resume.