Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2018 / Maio / Participação em evento na Universidad Maimónides, em Buenos Aires, abre possibilidades de intercâmbio

por raissa.ferreira última modificação 29/05/2018 12h12
Alunos e professores do IPA estiveram no IV Encuentro Latinoamericano de Investigadores en Ciéncias Jurídicas y Económicas

Entre os dias 16 e 19 de maio, professores e alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito do Centro Universitário Metodista – IPA participaram do IV Encuentro Latinoamericano de Investigadores en Ciéncias Jurídicas y Económicas na Universidad Maimónides de Buenos Aires.

A abertura do evento contou com a presença do instituidor da Universidad Maimónides, que agradeceu a presença das instituições de ensino presentes no evento, bem como a presença dos professores e estudantes destas.

Na quinta feira, 18 de maio, ocorreu a apresentação do trabalho do aluno Fernando Eugênio Lobato do curso de Administração, intitulado “Empreendedorismo na saúde”. No mesmo dia ocorreu a apresentação da professora professora Roseli Márcia Fritsc, do curso de Ciências Contábeis, sobre o tema: “A Lei de Responsabilidade Fiscal e o atual momento das instituições públicas no Brasil”. Na sexta-feira ocorreram as apresentações dos professores a seguir relacionados:

“A Crise Humanitária e os Direitos dos Refugiados no Brasil”.
Prof. Dr. Ricardo Strauch Aveline. Centro Universitario Metodista IPA, Porto Alegre, Brasil.

“Inovação Social”
Prof. Carlos Arthur Lencini. Centro Universitario Metodista IPA, Porto Alegre, Brasil.

"Organizações sem Fins Lucrativos: aspectos contábeis e tributários"
Profa. Me. Neusa Teresinha Ballardin Monser. Coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Centro Universitario Metodista IPA, Porto Alegre, Brasil.

Painel:
“Las nuevas fronteras del derecho societario”
Profa. Me. Ana Lucia Brunetta Cardoso. Professora do curso de Direito, Centro Universitario Metodista IPA, Porto Alegre, Brasil.
Prof. Dr. Silvio Battello Calderón. Faculdade Dom Bosco Porto Alegre, Brasil.
Prof. Dr. Fernando Pedro Meinero. Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, Brasil.

No encerramento foram entregues os certificados a todos os participantes.

No dia 19 de maio foi entregue certificado da Legislatura da Cidade Autônoma de Buenos Aires, assinada pelo deputado Sr. Guillermo Suárez e pelo Presidente da Legislatura Sr. Diego Santilli, declarando o IV Encuentro Latinoamericano de Investigadores en Ciencias Juridicas y Economicas de interesse educativo, conforme documento em anexo.

Segundo a professora Neusa Monser, coordenadora do curso de Ciências Contábeis, o evento foi importante para a consolidação da intenção de convênio com a Universidad Maimónides, com vistas à ampliação de participação em eventos, compartilhamento de produção acadêmica e cooperação em pesquisas, entre outras atividades.

Segundo o professor Ricardo Aveline, coordenador de Extensão e Ação Comunitária, "a proposta de convênio apresentada pela Universidad Maimónides possibilitará a mobilidade acadêmica, ou seja, nossos alunos poderão cursar um semestre acadêmico em Buenos Aires como parte de sua formação universitária e receberemos alunos argentinos para cursar disciplinas no IPA. Além disso, o nível de integração com os professores da Universidad Maimónides é crescente e estamos cooperando também para futuras publicações conjuntas. Pretendemos receber os professores e alunos da universidade portenha ainda este ano para palestrarem e apresentarem trabalhos durante a Semana Acadêmica Internacional dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito".