Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2018 / março / Revista Fólio cresce em avaliação da CAPES

Revista Fólio cresce em avaliação da CAPES

por raissa.ferreira última modificação 12/03/2018 10h08
Publicação é editada por alunos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Turismo do IPA
Revista Fólio cresce em avaliação da CAPES

O periódico editado pelos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Turismo do Centro Universitário Metodista - IPA recebeu nova avaliação de Qualis, passando de B5 para B4. O conceito é emitido pela Capes, órgão vinculado ao Ministério da Educação que avalia o nível e investe na formação em nível superior. Há dois anos, a Revista Fólio passou por uma revitalização. Com um novo projeto gráfico, manteve-se como uma publicação que preza pela universalização do conhecimento.

O coordenador do curso de Turismo, Prof. Dr. Guilherme Bridi comemorou a conquista e destacou a importância do conceito B4. “Estamos no mesmo patamar de revistas vinculadas a cursos de Mestrado e Doutorado. O nosso desafio é qualificar ainda mais a Fólio, com conteúdo de qualidade em nível internacional”. O Prof. Dr. Fabio Berti, coordenador do curso de Jornalismo, ressaltou a qualidade da produção dos trabalhos científicos dos alunos e professores dos cursos envolvidos. “A Fólio é um ambiente que torna público o que é produzido em nível de graduação e estimula a iniciação científica”. A coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Profa. Ms. Nancy Vianna fez questão de ressaltar o entrosamento entre os cursos e parabenizou o empenho de todos. “É muito gratificante ver que todo o esforço foi convertido em reconhecimento por parte da Capes”.

A revista

Em tempos de convergência digital, a Revista Fólio se mantém como um espaço de compartilhamento. Defende que os ambientes para reverberar pesquisas científicas não fiquem restritos aos catedráticos ou aos pesquisadores em nível stritu sensu (mestrado e doutorado). As editoras do periódico, Profa. Dra. Cláudia Tacques e Profa. Dra. Valéria Deluca entendem a divulgação científica como um terreno democrático, sem perder de vista a credibilidade e a responsabilidade. “Nosso maior desafio para o ano de 2018 é formarmos um conselho editorial com pesquisadores reconhecidos internacionalmente e qualificarmos ainda mais o conteúdo veiculado”, destaca a Cláudia. “Todavia, não vamos perder de vista uma característica muito peculiar da Fólio: dar espaço para nossos professores, alunos e egressos para publicar artigos e conteúdos que contribuam expressivamente com a ciência nas áreas da Comunicação e Turismo”, complementa a Profa. Valéria.

Conceito Qualis

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC), desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação. Qualis é um conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. O processo é baseado nas informações fornecidas por meio do módulo Coleta de Dados da Plataforma Sucupira. A plataforma permite a classificação e consulta ao Qualis das áreas, bem como a divulgação dos critérios utilizados para a classificação de periódicos.

A estratificação das publicações é realizada de forma indireta. O Qualis verifica a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção, a partir da análise das revistas cientificas. A classificação de periódicos passa por processos anuais de atualização. Os veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade, de A1 a C, sendo A1 o estrato mais elevado.

Acesse aqui a Revista Fólio.

Texto: Multiverso

registrado em: , , ,