Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2018 / Outubro / Alunos e professores do IPA produzem livros com visão interdisciplinar

Alunos e professores do IPA produzem livros com visão interdisciplinar

por raissa.ferreira última modificação 25/10/2018 17h28
Por Multiverso
Alunos e professores do IPA produzem livros com visão interdisciplinar

Os cursos de Turismo, de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda do IPA realizaram o lançamento de dois livros: Turismo e Comunicação: perspectivas globais e Turismo: a globalização e seus múltiplos papéis. Tratando de temas que relacionam diferentes áreas de conhecimento, as obras são produções acadêmicas de discentes e docentes do IPA, além de pesquisadores, profissionais do mercado e professores convidados.

Os organizadores dos livros são os professores Cláudia de Oliveira Tacques Wehmeyer, Guilherme Bridi, Anderson Jackle Ferreira, Valéria Deluca Soares e Aline Moraes Cunha. A proposta é instigar e divulgar a produção intelectual dos envolvidos para a multiplicação do conhecimento, explica a Profa. Dra. Cláudia Tacques, mentora do projeto, que já lançou 11 livros no curso de Turismo.

Em uma sessão de autógrafos repleta de emoção, o evento iniciou com a palavra da Pastoral Universitária. O Reverendo Roberval Lopes da Trindade manifestou que é preciso ver com mais clareza o compromisso do conhecimento e da pesquisa, tão importante para o futuro. O Prof. Dr. Guilherme Bridi, coordenador do curso de Turismo, falou com carinho do projeto entre os cursos três cursos envolvidos, que teve início em 2016. Desde então, a Revista Fólio foi reestruturada e recebeu nova avaliação da CAPES, alcançando o conceito B4, e quatro livros foram lançados.

Bridi destaca que a ideia inicial continua em vigor e que o desafio continua sendo promover os pesquisadores das áreas do Turismo e da Comunicação, em um trabalho interdisciplinar. “Na teoria essa junção se mostra prática e eficaz, mas na prática é dificílimo! Eu encaro os nossos resultados como uma vitória”, comemorou ele.

Durante a solenidade de lançamento dos livros, os turismólogos Liciane Rossetto e Índio Cândido, que fizeram os prefácios das obras, foram homenageados. Eles destacaram o orgulho e a emoção de apresentar as publicações e promover a pesquisa científica nas áreas do Turismo e da Comunicação. A bibliotecária do IPA, Marisa Fernanda, parceira de trabalho dos dois cursos, recebeu o agradecimento pelo apoio dado ao projeto.

A Profa. Dra. Valéria Deluca também foi homenageada. Ela participou da organização do livro Turismo e Comunicação: perspectivas globais. As professoras Maristela Franco e Sandra Bitencourt produziram artigos que foram publicados na obra.

Valéria salientou a importância da parceria entre os cursos e elogiou o trabalho feito pela equipe do Turismo. “Trabalhar com eles é uma aula a cada encontro. A proposta valoriza nosso corpo de professores e acadêmicos. Me sinto afortunada por ter sido convidada para participar da reestruturação da Revista Fólio e do lançamento dos livros”. Ela concluiu ressaltando que preservar a cultura, a ciência e o conhecimento são características essenciais do IPA.

Jéssica Gamarra, aluna egressa do Jornalismo, organizou um dos artigos publicados a partir dos resultados da sua monografia e salientou a importância de participar de uma atividade que estimula a iniciação científica. “É um diferencial sair da faculdade e ter um artigo publicado. O jornalismo também é um importante campo a ser investigado. Deixar o legado para quem está chegando e para quem está no mercado é muito gratificante!”, comemorou ela.

Confira a notícia no site do Multiverso.