Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2018 / Outubro / Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho oferece alta empregabilidade

por raissa.ferreira última modificação 22/10/2018 18h49
Área segue em crescimento e conta com poucos profissionais especializados

Apesar de extremamente importante, a segurança do trabalho é um setor ainda negligenciado dentro das empresas brasileiras. Não é à toa que, segundo um levantamento da Previdência Social e do Ministério do Trabalho, de 2012 a 2016, 700 mil acidentes de trabalho tenham sido registrados anualmente no País.

Ofertado desde 2011, o curso de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho do Centro Universitário Metodista – IPA forma profissionais que atuam na prevenção desse tipo de acidente.

O coordenador do curso, Claudio Bastos Sikilero, explica que muitos órgãos buscam conscientizar os empregadores para a necessidade de mais atenção à área e que o eSocial, sistema de atualização de dados dos funcionários, é uma das ferramentas utilizadas para isso, aumentando a necessidade de profissionais formados na área.

Além disso, os gastos com trabalhadores que sofrem eventuais acidentes são muito grandes. “Os custos envolvidos, para a família, para a empresa e para a sociedade são altíssimos o que justifica, tanto sob o ponto de vista humanitário, quanto negocial, a necessidade de profissionais qualificados na área”, comenta.

“O grau de empregabilidade desse curso é muito alto. Tanto devido à falta de profissionais da área, como devido às exigências cada vez maiores de segurança no trabalho, principalmente sob o ponto de vista do eSocial”, diz o coordenador.

Até o momento, o curso já formou cerca de 70 engenheiros e tem uma média de 40 alunos matriculados, mesmo com o período de crise no País. A pós-graduação é exclusiva para engenheiros e arquitetos e, além de instrumentar os alunos, vai além, como afirma Sikilero: “nosso principal diferencial é não ter um enfoque puramente técnico, mas sim uma visão sistêmica e humanitária”.

Saiba mais sobre a Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e inscreva-se.

registrado em: ,