Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2018 / Setembro / Alunas do IPA participam do XVI Congresso Brasileiro de Biomedicina

Alunas do IPA participam do XVI Congresso Brasileiro de Biomedicina

por raissa.ferreira última modificação 24/09/2018 14h22

Duas estudantes do Centro Universitário Metodista – IPA participaram do XVI Congresso Brasileiro de Biomedicina, realizado em São Paulo, no período de 5 a 8 de setembro.

Jéssica Pereira Marinho, aluna do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Reabilitação, apresentou a pesquisa “Avaliação do consumo de suco de uva tinto sobre a peroxidação lipídica e a capacidade antioxidante de homens hígidos participantes de uma meia-maratona”.

Já Leticia Jantsch Selau, que se formou em Biomedicina no final de 2017 e foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), apresentou o projeto “Avaliação do tratamento agudo com extrato de jabuticaba Plinia trunciflora (O. Berg) Kausel sobre parâmetros de estresse oxidativo em hipocampo de ratos Wistar”.

A professora Cláudia Funchal ressalta a importância de alunos participarem de eventos como este. “Além deles poderem apresentar os trabalhos que desenvolvem no IPA, também podem ter contato com o que é feito no Brasil e América Latina e conhecer outros pesquisadores que também trabalhem na mesma área de atuação. Além disso, permite a divulgação dos resultados que eles mesmos ajudaram a desenvolver dentro do laboratório”, diz.

O IPA possui diversos projetos em andamento que fortalecem a pesquisa científica da região e estudam os benefícios para a saúde. “Temos um modelo experimental de Doença de Parkinson onde tentamos verificar o suco de uva tinto como ferramenta neuroprotetora para os pacientes portadores desta patologia. Trabalhamos com vários compostos naturais e sintéticos que têm propriedades antioxidantes e nossa principal linha de atuação são em doenças que afetam o sistema nervoso central e como estes compostos poderiam atuar como adjuvantes terapêuticos. Iremos começar em breve um trabalho com tintura de algodoeiro”, revela a docente.

registrado em: , ,