Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Centro Universitário Metodista IPA e Colégio Americano sediam Congresso Internacional da ALAIME

por aline.tyska última modificação 11/10/2019 16h18

O Congresso Internacional da Associação Latinoamerica de Instituições Metodistas de Educação – ALAIME 2019 acontece de 11 a 13 de outubro, no Centro Universitário Metodista IPA e Colégio Metodista Americano. O evento aborda o tema “A educação metodista em tempos de incerteza” e também abrigará o Encontro de Estudantes.

Na ocasião, representantes de instituições educacionais metodistas de diversos países da América Latina se reúnem para dialogar sobre as perspectivas teológica, pedagógica, sociocultural e tecnológica na atuação das escolas metodistas. Os participantes também apresentam suas contribuições em apresentações de trabalhos, visando à troca de experiências.

Com relação ao Encontro de Estudantes, um comitê editorial é formado para a concepção e redação da “Carta”, que traz considerações dos participantes a respeito do tema em foco. O documento, confeccionado em cada edição do congresso, leva o nome da cidade-sede. Este ano, após o encontro, a “Carta de Porto Alegre” será emitida com uma mensagem às Instituições Metodistas de Ensino, igrejas e ao povo da América Latina.

Confira a programação completa do Congresso Internacional e Encontro de Estudantes ALAIME 2019:

11/10 – sexta-feira

14h –
 Registro e credenciamento nas instalações do Centro Universitário IPA

15h30 – Abertura
Responsável:
Centro Universitário Metodista IPA
Conselho Executivo da ALAIME

16h30 – Boas-vindas e saudações: reitor do Centro Universitário IPA, professor Marcos Wesley da Silva
Palavras de boas-vindas: mag. María Luisa Cuachayo, presidente da ALAIME.

17h – Plenária
Nomeação dos membros:
a) Comitê Editorial da Carta de Porto Alegre
b) Comissão de Avaliação e Comunicação.
Coordenação: Dr. Juan Carlos Berchansky, vice-presidente da ALAIME

17h30 – Café

18h – Foto oficial do Congresso Internacional de 2019

18h15 – Apresentação I – Perspectiva teológica: pastor Raúl Sosa Niz (Uruguai)

19h30 – Momento para debate, perguntas, contribuições e comentários

20h – Jantar

21h – Oração noturna – delegações do Chile e Bolívia

21h30 – Transfer para os hotéis

12/10 –
 sábado

8h – Transfer dos hotéis para a escola

8h30 – Devocional de abertura – delegações da Argentina e do México

9h – Apresentação I – Perspectiva Pedagógica: dra. Adriana Puiggrós

10h – Momento para debate, perguntas, contribuições e comentários

10h15 – Café

10h30 – Apresentação II – Perspectiva sociocultural e tecnológica: dr. Luciano Sathler

11h30 – Momento para debate, perguntas, contribuições e comentários

11h45 – Livre

12h – Almoço

14h – Apresentações gratuitas (primeira parte)

15h30 – Apresentações gratuitas (segunda parte)

17h15 – Café

18h – Livre

20h30 – Jantar de Gala e Noite Cultural, na Churrascaria CTG 35 (o valor deste jantar não está incluso na taxa de inscrição do evento).

13/10 – domingo

8h – Transfer dos hotéis para o IPA

8h30 – Oração de abertura: delegações do Uruguai e Peru

9h – Apresentações gratuitas (terceira parte)

10h15 – Leitura e consideração da Carta de Porto Alegre
Carta do Encontro de Estudantes 2019
Avaliação do Congresso Internacional

11h – Culto de despedida: Conselho Executivo da ALAIME.

12h – Almoço

13h – Excursão opcional