Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / Colaboradores e docentes participam de sessões de autógrafos do IPA na 65ª Feira do Livro

Colaboradores e docentes participam de sessões de autógrafos do IPA na 65ª Feira do Livro

por aline.tyska última modificação 14/11/2019 19h36
Colaboradores e docentes participam de sessões de autógrafos do IPA na 65ª Feira do Livro

O Centro Universitário Metodista IPA lançou doze livros na 65ª Feira do Livro de Porto Alegre. As publicações reúnem artigos de acadêmicos, egressos da graduação e do mestrado e docentes do IPA, e abordam temáticas de diversas áreas do conhecimento.  Com a presença do Reitor Marcos Wesley, do editor-executivo da Editora IPA, Sérgio Marcus Tavares, e de colaboradores e docentes da instituição, as sessões de autógrafos ocorreram nos dias 11 e 13 de novembro.

“Este é um momento muito importante para o IPA porque mais uma vez entregamos à sociedade o que temos produzido com muita qualidade, carinho, cuidado e profissionalismo”, destaca o Reitor, complementando que o IPA já conta com 70 publicações lançadas em várias edições da feira do livro da Capital.

O editor-executivo, Sérgio Marcus Tavares adiantou que as obras da Editora IPA serão apresentadas também na Bienal de São Paulo em 2020. “A Feira do Livro é um evento democrático, aberto à população, e para o IPA é uma honra muito grande ter, em uma tarde, o lançamento de tantos livros. Um momento de difusão e democratização do conhecimento produzido pelo IPA”.

Conheça as publicações lançadas neste ano:

1)       “Manual de Práticas para o Cuidado em Enfermagem”, organizado pelas professoras Daisy Botene, Dayane Cicolella e Karina Normann. Trata-se de um manual seguro e atual que aborda as principais técnicas da área da enfermagem de forma atualizada e didática.

2)       “Durante a espera: do acesso à fila do transplante” - Aline Fernandes de Oliveira (egressa IPA) / Prof. Me. Flávia Felippe e Elenice Holand (organizadoras).  Este livro aborda as questões de saúde de forma integral. Na perspectiva dos processos de trabalho do serviço social, a socialização de informações é apresentada como direito social fundamental para um trajeto eficaz do paciente destinado ao transplante de órgãos.

3)       "Histórias de Mulheres: narrativas de vida, luta e superação” -Eliane Gibikoski (egressa Mestrado IPA) e Bruna Batistelli. “Escrevemos para garantir que nossos rastros possam ser pistas para outras. Seguimos contando histórias, apostando na potência do narrar. Um narrar que nos foi expropriado e transformado em fazer masculino. Narrar histórias é fazer feminino e precisa ser ocupado por nós mulheres”.

4)      “Currículo por competências na educação superior” -  Prod. Dr. Patrícia Treviso, Prof. Dr. Ricardo Aveline, Gabriel Grabowski e Daniele Raupp. O livro reúne contribuições de professores do IPA que durante os dois últimos anos construíram um percurso de estudo investigativo sobre o currículo por competências. O trabalho empreendido pelo coletivo de onze professores resultou em oito capítulos que abordam os fundamentos teórico pedagógicos, os marcos legais, proposições didáticas e projetos interdisciplinares para o desenvolvimento de competências em cursos de graduação.

5)      “Gestor Universitário: profissão, tempo, relações e tensões” - Profa. Dra. Rosa Eulógia Ramirez, Prof. Dr. Edgar Timm e Lidiane Amorim. O livro discute as tensões vividas pelos gestores universitários à luz de um cenário complexo e pautado por muitas informações. Provocar essas reflexões num contexto de grandes desafios para a educação superior brasileira é a grande contribuição da obra.

6)      “A inovação social na aplicação da matriz do empreendedorismo social: quatro estudos de casos brasileiros” - Prof. Dr. Carlos Arthur Lencini. Este livro é o fruto das pesquisas acadêmicas sobre inovação social e sua relação com o Empreendedor Social. O tema é extremamente atual, pois as contingencias sociais impelem o empreendedor social em proporcionar ambientes inovadores que propiciam o desenvolvimento social dos benefícios da inovação Social”

7)      “Pedagogia do Futsal na Infância: metodologias e estratégias de ensino para qualificar o jogo de crianças de 4 aos 9 anos” - Daniel Andrade Geraldi (egresso Mestrado IPA)O livro é resultado de um trabalho de 28 anos, que desenvolve com iniciação esportiva do futsal. Ele é resultado de um amplo estudo na área do futsal, a partir da participação de vários congressos e cursos, onde o objetivo é estruturar uma metodologia para qualificar o desenvolvimento das crianças que pretendem aprender futsal. Ele é um programa para que professores, educadores de futsal possam se qualificar o jogo de futsal infantil, para crianças de 4 a 9 anos.

8)      “Neoconservadorismo e Resistência: os dilemas da educação pública” -Prof. Dr. José Clóvis de Azevedo e Jonas Tarcísio Reis (organizadores). O trabalho reúne pesquisadores da área da educação de diversas universidades brasileiras, bem como pesquisadores de universidades da Espanha e Alemanha. O objetivo é analisar impactos do avanço dos ataques do chamado neoconservadorismo a educação pública. Este trabalho editorial foi construindo com a participação de um conjunto de pesquisadores convidados, identificados com a defesa de uma escola pública democrática e de qualidade para todos, considerada estratégicas para a consolidação de uma sociedade democrática.

9)       “Turismo e as interfaces com a comunicação” -Prof. Dr. Claudia Tacques, Anderson Jackle, Prof. Dr. Fabio Ramos Berti e Profa. Dra. Valéria Deluca Soares. Apresenta artigos escritos por acadêmicos e professores da instituição

10)   “Branding: conexões e consumo” - Profa. Dra. Valéria Deluca Soares, Prof. Dr. Fabio Ramos Berti e Profa. Me. Maristela Franco. Apresenta textos produzidos por alunos e professores que abordam o marketing experiencial, o comportamento do consumidor e branding.       

11)   “Jornalismo Especializado: informação e inclusão” -Profa. Dra. Valéria Deluca Soares e Prof. Dr. Fabio Ramos Berti.Reúne textos produzidos por alunos e professores. Os artigos abordam temas que propõem reflexões sobre as diferentes atuações do jornalismo.

12)   "Estratégia publicitária: diálogos representativos" - Profa. Dra. Valéria Deluca, Fabio Ramos Berti e Profa. Me. Nancy Vianna. Apresenta artigos elaborados por estudantes e professores. Os textos abordam temas como Product Placement, Marketing de Conteúdo e Cinema.

 * Colaboração de Kellen Paim. 

registrado em: ,