Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2019 / IPA promove formação sobre liderança serva

IPA promove formação sobre liderança serva

por alysson.feitosa — última modificação 25/04/2019 13h41
IPA promove formação sobre liderança serva

Líderes de setores do Centro Universitário Metodista IPA e do Colégio Americano participaram do curso Novo Modelo de Liderança nas Organizações, ministrado pelo Pastor e Prof. Dr. Anselmo do Amaral. A iniciativa faz parte da introdução de uma nova forma de liderança nas instituições Metodistas. Formado em Teologia, o palestrante é Assessor de Relações Institucionais e Internacionais da Educação Metodista.

Dando início à capacitação, o Reverendo Roberval da Trindade fez uma reflexão e uma oração sobre as crianças, lembrando que “um líder deve pensar nos pequeninos”. O Coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação do IPA, Prof. Dr. Edgar Timm apresentou o palestrante e salientou a relevância da temática para a Rede Metodista, no que tange à educação. “É muito importante ter formas para discutirmos os rumos da Igreja Metodista na dimensão da educação”.

O objetivo da formação é apresentar a liderança serva. O líder servo, conforme o Pastor Amaral, é aquele que tem um sentimento natural de querer servir. Esse modelo aponta para uma liderança mais humana, que deverá ser um elemento comum em todas as instituições da Rede Metodista. Ele explicou sobre essa forma de liderar e como as organizações têm adotado esse modelo. Trouxe exemplos e características que as pessoas esperam encontrar em um líder e propôs dinâmicas para os participantes.

A capacitação é uma introdução à liderança serva, para despertar o interesse sobre o tema. Ele esclarece que acontecerão mais encontros sobre o assunto. “Nós entendemos que esse estilo de liderança deveria permear a vida dos diretores e professores. É um primeiro momento para despertar o entendimento dessa liderança. Esse modelo vai ser discutido, trabalhado ao longo do próximo ano com mais intensidade, numa espécie de formação continuada”. O Prof. Anselmo Amaral acredita que será uma mudança positiva para a rede. “Tenho visto uma boa receptividade nos colégios que tenho visitado. As pessoas estão gostando do sistema. Eu creio que a gente vai conseguir emplacar algo muito bom para nossas instituições Metodistas”, conclui.

Fotos de Juliane Lucca: