Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / Inicia nova turma do PRIMURGE - Programa de Residência do IPA em parceria com HPS

por aline.tyska última modificação 05/03/2020 10h58

A nova turma do Programa de Residência Integrada Multiprofissional com ênfase em Urgência e Emergência (Primurge) começou a atuar no dia 2 de março. Cinco enfermeiros, cinco fisioterapeutas e quatro nutricionistas selecionados através de edital participam do projeto, que é uma parceria do Centro Universitário Metodista IPA com o Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS/POA).

O objetivo do Primurge é ampliar e qualificar o conhecimento de profissionais de saúde, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades para o exercício de uma prática de excelência em processos de cuidado na urgência e emergência. No convênio, o IPA atua como instituição formadora, contando com tutores e preceptores no HPS. Além disso, os participantes são orientados por docentes do centro universitário em seu trabalho de conclusão.

Atuando como residentes, os profissionais podem conhecer na prática a rotina de atendimentos de urgência e de casos graves, já que o Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre é o principal serviço de emergência do Rio Grande do Sul. No local, são realizados mais de 900 atendimentos diários, em especial a pessoas vítimas de politraumatismos.

“O HPS é referência em atendimento a pacientes de risco e de casos de alta complexidade. Damos aos residentes a oportunidade de vivenciar esse tipo de atendimento, que é mais complexo”, declara a coordenadora do Primurge no IPA, professora doutora Caroline Dani.

A parceria teve início em 2013. A nova turma é a sétima a participar do programa.

De acordo com a enfermeira Maria Augusta Moraes Soares, responsável pelo projeto no HPS, nos primeiros dias, os novos residentes fazem uma imersão no hospital e conhecem a dinâmica de trabalho. Depois desse período, são divididos em equipes, formadas por pelo menos um profissional de cada uma das três áreas contempladas no edital. Os grupos trabalham nas enfermarias no primeiro ano de residência e transitam pelas UTIs no segundo ano, em um sistema de rotatividade de unidade a cada dois meses.

“Os residentes saem muito bem preparados tanto para o atendimento em emergências, que é o objetivo principal, como também para trabalharem em UTIs”, avalia Maria Augusta.

Desenvolvido na modalidade de pós-graduação lato sensu, o programa tem carga horária total de 5.760 horas. Já a carga horária semanal é de 60 sessenta horas, distribuídas entre atividades teóricas e práticas incluindo plantões aos finais de semana, noturnos e feriados, quando necessário. Os residentes do Primurge recebem bolsa financiada pelo Ministério da Saúde.

registrado em: ,