Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alfabeto Russo: Saiba como aprender!

Alfabeto Russo: Saiba como aprender!

por Natalia Canteli última modificação 01/06/2021 16h04
Alfabeto Russo: Saiba como aprender!

O alfabeto russo nasceu no ano de 1918 contendo 33 letras, ainda que na época eram consideradas apenas 32 letras. Isso porque o E e Ë eram consideradas a mesma coisa. O alfabeto russo também é chamado de alfabeto cirílico porque a escrita foi criada por Cirilo e Metódio, irmãos monges que viviam na Bulgária sob as ordens do Imperador Bizantino Miguel III e que tinham como objetivo evangelizar povos eslavos.

O alfabeto russo - ou cirílico - tem origens e inspirações latina e grega. Um fator importante é que a última reforma desse alfabeto foi realizada na época da Revolução de 1917, servindo de base para inúmeros idiomas da antiga União Soviética. Além da Rússia, o idioma russo é falado em muitos outros países, como Cazaquistão, Azerbaijão, Quirguistão, Moldávia e outros.

Agora que você já sabe um pouco de como surgiu o alfabeto russo, vamos mostrar como ele funciona!

Aprendendo o alfabeto russo

Para nós, o alfabeto cirílico pode ser totalmente diferente, certo? Saiba que as letras russas têm uma maneira lógica de funcionar, assim como qualquer alfabeto do mundo. Por isso, apesar de parecer muito diferente, se você realmente quer aprender, vai ser mais simples do que parece quando se acostumar!

O alfabeto russo tem no total 6 vogais e 27 consoantes e cada caractere tem um som diferente e alguns deles talvez até você já conheça! A pronúncia desses sons não muda, então, isso pode tornar as coisas mais fáceis. Quem sabe?

Veja como é o alfabeto russo e como é a pronúncia de cada um de seus caracteres:

Letra do alfabeto Russo

Pronúncia

a / A

A

e / E

з / 3

Z

к / K

K

м / M

M

o / O

O

т / T

T

б / Б

B

г / Г

G

д / Д

D

y / У

U

ф / Ф

F

п / П

P

c / С

S

p / Р

R

л / Л

L

и / И

I

й / Й

I quase mudo

ц / Ц

Ts

ч / Ч

Tch

н / Н

N

ш / Ш

Som de “Ch”

щ / Щ

União do som SH com o som TCH, com um “i” quase mudo entre os sons.

х / Х

Kh

Ы

Y

ж / Ж

J

в / В

V

э / Э

e

ю / Ю

Iu / Yu

я / Я

Ia

ё / Ё

Io

ъ

Sem som

ь

Sem som


O Ъ não é pronunciado nas palavras, ele marca um tipo de pausa, já o ь serve para suavizar o som da consoante que vem antes dele.

Existem dois vídeos que são bem divertidos e mostram palavras do dia a dia de Inglês para Russo, também para o coreano, que você pode assistir e complementar o aprendizado de hoje!


Agora que você sabe algo básico do russo, que tal aprender mais a fundo dessa língua tão interessante? Procure mais vídeos e podcasts também para se aprofundar no idioma.

E porque aprender russo? É um dos idiomas mais falados do mundo! Além disso, é sempre bom ter um idioma a mais no seu currículo porque isso te destaca no mercado de trabalho. Quem não ia falar "Uau!" ao descobrir que você fala um idioma como russo? É um grande diferencial.

Artigo original escrito pela Berlitz Brasil.

*Esse conteúdo foi produzido pelo Berlitz, empresa parceira da Educação Metodista. Quer aprimorar seus conhecimentos e aprender outro idioma? Conheça nossa parceria com o Berlitz. Preços promocionais para alunos, docentes e funcionários da Educação Metodista.

 

registrado em: ,