Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos de Jornalismo têm matérias publicadas no Portal Coletiva.net

Alunos de Jornalismo têm matérias publicadas no Portal Coletiva.net

por Caroline última modificação 06/04/2018 16h06
Alunos de Jornalismo têm matérias publicadas no Portal Coletiva.net

As matérias produzidas pelos alunos da disciplina de Estágio 1, do curso de Jornalismo do IPA, começam a ser publicadas no Portal Coletiva.net. A iniciativa é resultado do convênio firmado entre as duas instituições no início do ano.

A editoria intitulada ‘Túnel do Tempo’ está sob a responsabilidade da turma de estudantes, com a supervisão da Profa. Dra. Valéria Deluca e o apoio da equipe do Coletiva. Os textos apresentam uma retrospectiva que recorda as primeiras notícias publicadas no site, como uma forma de contagem regressiva para os 20 anos do portal. O projeto iniciou no dia 17 de janeiro e a partir da edição de abril, os textos são produzidos pelos acadêmicos, que ficam encarregados de publicar matérias até o final do primeiro semestre de 2018.

A supervisora do estágio, Profa. Dra. Valéria Deluca destaca que, com as mudanças propostas pelas novas diretrizes curriculares para os cursos de Jornalismo, o estágio curricular passou a ser obrigatório. “Foi preciso buscar uma forma de ofertar o estágio levando em consideração a realidade do nosso aluno. A maioria trabalha durante o dia e estuda à noite. Tivemos que pensar uma maneira para que eles cumprissem as horas de estágio”. Ela recorda que a coordenação do curso procurou a Coletiva e foi muito bem recebida. “Juntos customizamos os processos e pudemos oferecer aos alunos uma oportunidade ímpar”, comemora a professora.

O aluno Bruno Barros valoriza o fato do IPA e o Coletiva.net atuarem de modo integrado. “Isso nos permite cumprir as horas e atividades em sala, sem horas extras fora do horário de aula e sem comprometer nossas rotinas de trabalho”. Ele lembra que a disciplina de Estágio coloca os futuros jornalistas em contato com o mercado por meio da atuação em um veículo real e de grande audiência.

Vinicius Domingues, por sua vez, explica que é privilégio contribuir com um projeto do Portal Coletiva.net. O estudante destaca a tradição do veículo no mercado. “A parceria entre o curso de Jornalismo do IPA e o veículo mostra o cuidado e o comprometimento dos professores com os acadêmicos. É uma forma de estágio satisfatória para ambos os lados e uma excelente oportunidade profissional para os alunos”, comenta ele.

A aluna da disciplina, Andreia Martins considera que a disciplina permite aplicar e aperfeiçoar conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Ver nossas matérias publicadas em um portal tão renomado é um grande incentivo”. Para a estudante Carol Riet, o Coletiva.net é o espelho da comunicação. “Os grandes jornalistas e acontecimentos do Rio Grande do Sul são mencionados pelo portal. É uma experiência única que nós estamos produzindo para um veículo de comunicação muito reconhecido”. Ela ressalta que os textos publicados no portal são muito significativos para o grupo, tanto para o portfólio, quanto para a aproximação do mercado.

A parceria entre o Coletiva.net e o IPA

O Coletiva.net (http://www.coletiva.net/) é um portal de notícias com assuntos voltados para a área de Comunicação. O principal foco é o mercado do Rio Grande do Sul. O IPA e Coletiva.net firmaram parceria entre as duas instituições em março de 2018, durante o Welcome Home, evento promovido pelos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. O coordenador do curso de Jornalismo, Prof. Dr. Fabio Ramos Berti destacou que com parcerias como esta, os estudantes adquirem experiências de mercado.

Acesse o link para conferir a primeira matéria publicada: http://www.coletiva.net/tunel-do-tempo-/tunel-do-tempo,271659.jhtml