Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos de Jornalismo têm matérias publicadas no Portal Coletiva.net

Alunos de Jornalismo têm matérias publicadas no Portal Coletiva.net

As matérias produzidas pelos alunos da disciplina de Estágio 1, do curso de Jornalismo do IPA, começam a ser publicadas no Portal Coletiva.net. A iniciativa é resultado do convênio firmado entre as duas instituições no início do ano.

A editoria intitulada ‘Túnel do Tempo’ está sob a responsabilidade da turma de estudantes, com a supervisão da Profa. Dra. Valéria Deluca e o apoio da equipe do Coletiva. Os textos apresentam uma retrospectiva que recorda as primeiras notícias publicadas no site, como uma forma de contagem regressiva para os 20 anos do portal. O projeto iniciou no dia 17 de janeiro e a partir da edição de abril, os textos são produzidos pelos acadêmicos, que ficam encarregados de publicar matérias até o final do primeiro semestre de 2018.

A supervisora do estágio, Profa. Dra. Valéria Deluca destaca que, com as mudanças propostas pelas novas diretrizes curriculares para os cursos de Jornalismo, o estágio curricular passou a ser obrigatório. “Foi preciso buscar uma forma de ofertar o estágio levando em consideração a realidade do nosso aluno. A maioria trabalha durante o dia e estuda à noite. Tivemos que pensar uma maneira para que eles cumprissem as horas de estágio”. Ela recorda que a coordenação do curso procurou a Coletiva e foi muito bem recebida. “Juntos customizamos os processos e pudemos oferecer aos alunos uma oportunidade ímpar”, comemora a professora.

O aluno Bruno Barros valoriza o fato do IPA e o Coletiva.net atuarem de modo integrado. “Isso nos permite cumprir as horas e atividades em sala, sem horas extras fora do horário de aula e sem comprometer nossas rotinas de trabalho”. Ele lembra que a disciplina de Estágio coloca os futuros jornalistas em contato com o mercado por meio da atuação em um veículo real e de grande audiência.

Vinicius Domingues, por sua vez, explica que é privilégio contribuir com um projeto do Portal Coletiva.net. O estudante destaca a tradição do veículo no mercado. “A parceria entre o curso de Jornalismo do IPA e o veículo mostra o cuidado e o comprometimento dos professores com os acadêmicos. É uma forma de estágio satisfatória para ambos os lados e uma excelente oportunidade profissional para os alunos”, comenta ele.

A aluna da disciplina, Andreia Martins considera que a disciplina permite aplicar e aperfeiçoar conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Ver nossas matérias publicadas em um portal tão renomado é um grande incentivo”. Para a estudante Carol Riet, o Coletiva.net é o espelho da comunicação. “Os grandes jornalistas e acontecimentos do Rio Grande do Sul são mencionados pelo portal. É uma experiência única que nós estamos produzindo para um veículo de comunicação muito reconhecido”. Ela ressalta que os textos publicados no portal são muito significativos para o grupo, tanto para o portfólio, quanto para a aproximação do mercado.

A parceria entre o Coletiva.net e o IPA

O Coletiva.net (http://www.coletiva.net/) é um portal de notícias com assuntos voltados para a área de Comunicação. O principal foco é o mercado do Rio Grande do Sul. O IPA e Coletiva.net firmaram parceria entre as duas instituições em março de 2018, durante o Welcome Home, evento promovido pelos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. O coordenador do curso de Jornalismo, Prof. Dr. Fabio Ramos Berti destacou que com parcerias como esta, os estudantes adquirem experiências de mercado.

Acesse o link para conferir a primeira matéria publicada: http://www.coletiva.net/tunel-do-tempo-/tunel-do-tempo,271659.jhtml

registrado em: