Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Como aprender alemão facilmente

Como aprender alemão facilmente

por Natalia Canteli última modificação 25/05/2021 15h04
Como aprender alemão facilmente

Para quem quer aprender alemão, num primeiro momento pode parecer uma tarefa muito difícil. A língua alemã é conhecida por suas aglutinações de palavras, as vezes formando 2 linhas ocupadas por uma palavra só. Por exemplo, o número 15649 em alemão se escreve "fünfzehntausendsechshundertneunundvierzig"! (Ufa!)

Isso para iniciantes pode dar um pouco de medo, mas acredite, o alemão é mais fácil do que você imagina. Quando separamos essas palavras, elas passam a fazer sentido e estabelecer relações de lógica entre si. Para falantes que possuem algum conhecimento da língua inglesa, sua irmã de raíz germânica, essas associações se tornam ainda mais fáceis.

Aprendendo alemão de forma lógica

No alemão não existe uma palavra específica para designar “luvas”, mas sim a junção de dois conceitos: Hand (como no inglês) + Schuh (similar a shoe em inglês). Quer coisa mais lógica do que usar um “sapato de mão” na sua próxima viagem de inverno à Alemanha?

No entanto, se você quiser ir durante o verão, provavelmente vai querer passar a maior parte do seu tempo se refrescando em uma “banheira de nadar”. Ainda não entendeu? Em alemão “piscina” significa literalmente: schwimm (parecido com swim em inglês) + Bad (que lembra bath).

E não para por aí. Com essa mesma lógica de associação podemos chegar intuitivamente a outras palavras:

  • Geladeira: (armário de gelar): Kühl (cool) + Schrank (armário);
  • Hospital: (casa dos doentes): Kranken (doentes) + Haus (house);
  • Shopping: (centro de compras): Einkauf (compras) + Zentrum (centro).

Então não se deixe assustar por um mero punhado de palavras juntas da próxima vez que ver uma palavra grande.

Gêneros na gramática alemã

No alemão o que pode trazer mais confusão são os gêneros, é que no idioma existem 3 gêneros (masculino, feminino e neutro) ao invés de 2 (masculino e feminino), como no português. Mas assim como na nossa língua, palavras terminadas em “a” geralmente são femininas, e as terminadas em “o” são masculinas. E no alemão também há algumas terminações que comumente são de um gênero.


Na primeira linha, as palavras com essas terminações sempre vão ser do gênero indicado, enquanto na segunda, não será sempre, mas geralmente.

Outro contraste interessante entre as línguas é que no português a ordem dos componentes da frase determina quem age e quem recebe a ação. Portanto, na frase “O menino vê o cachorro” quem vê é o menino, e quem é visto é o cachorro. Se mudarmos a ordem “O cachorro vê o menino” eles trocam de lugar e agora quem vê é o menino, e quem é visto é o cachorro.

No alemão isso não ocorre, uma vez que é uma língua que se vale de CASOS.

Mas o que são casos? São desinências, ou seja, terminações, que indicam a função que determinado componente tem na frase. Ainda muito complicado?

Tomemos por exemplo a mesma frase em alemão.

  • Der Junge: o menino
  • sieht:
  • Der Hund: o cachorro

Os 2 são masculinos no alemão e possuem o artigo masculino “o” (der). No entanto, ao construirmos a frase: Der Junge sieht den Hund.

Percebemos que o artigo “der” se transforma em “den”, indicando que quem é visto é o cachorro. Dessa forma, não importa em qual ordem pusermos essa frase, quem será visto será sempre o cachorro. Assim, "Den Hund sieht der Junge" significa a mesma coisa que a frase anterior. Lindo, não?


Contando com esses 2, o alemão possui 4 casos. E ao dominá-los, o falante consegue se referir de maneira muito mais prática a pessoas e objetos e estabelecer variadas relações entre eles.

Alemão para crianças

Uma outra forma de entrar em contato com o idioma é aproveitar seu histórico como epicentro de contos de fadas (Märchen). Portanto qualquer versão de Märchen adaptada para crianças é de grande ajuda ao aprendizado. Nesse site há inclusive a indicação por faixa etária: Die schönsten Märchen für Kinder: zum Vorlesen und Selberlesen | familie.de. Existe uma editora alemã que publica livros em 2 línguas, a DTV. Em uma folha está a versão em alemão, em outra a versão em outro idioma. É muito prático aprender dessa forma, comparando os idiomas.

Diferentes maneiras e dicas para aprender alemão

Talvez o mais legal em aprender alemão seja justamente ver o mundo de uma forma diferente e lógica. E além disso poder conhecer e entender ícones culturais como as músicas de Nena (famosa na época da queda do muro de Berlim) e Rammstein (banda de rock alemã mais famosa atualmente); assistir jogos de futebol narrados em alemão (esporte mais amado no país, assim como no Brasil); pedir uma das mais de 5000 variedades de cervejas produzidas por lá; e talvez até poder entender partes dos pronunciamentos de uma das líderes políticas mundiais mais proeminentes, Angela Merkel.

Para quem ainda não tem nenhum contato com a língua, uma boa forma de iniciar é expandir o vocabulário. Para isso, aplicativos de idiomas são ótimos, mas existe o específico de alemão chamado “Der Die Das”.

Uma ótima dica também é ouvir músicas e procurar o significado de algumas das palavras presentes nelas. A cultura musical alemã é bem eclética, portanto há variados gêneros para se conhecer:

  • Rock: die Ärzte, die Toten Hosen, Rammstein, Klee, Wir Sind Helden usw.
  • Volk: Udo Lindenberg (ele é como o Roberto Carlos deles), Thees Uhlman usw.
  • Pop: Polarkreis, Frida Gold, Tim Bendzko, Sportfreund Stiller usw.
  • Neo-medieval: Corvus Corax usw.
  • Reggae: Seed, Peter Fox usw.
  • Rap: Cro, Kool Savas usw.

Seja qual for seu propósito, trabalho, férias, curiosidade ou talvez até mesmo migrar; a língua alemã e sua cultura são muito ricas, e entender um pouco mais delas e de seu povo com certeza trará muita diversão e conhecimento, e expandirá seus horizontes.

Artigo original escrito pela Berlitz Brasil.

*Esse conteúdo foi produzido pelo Berlitz, empresa parceira da Educação Metodista. Quer aprimorar seus conhecimentos e aprender outro idioma? Conheça nossa parceria com o Berlitz. Preços promocionais para alunos, docentes e funcionários da Educação Metodista.

 

registrado em: ,