"Contemporâneo e modernidade reflexiva" é tema de curso on-line para docentes
A Educação Metodista convida docentes e demais educadores a participarem do curso on-line "Contemporâneo e Modernidade Reflexiva: uma pauta para reflexão", que acontecerá entre os meses de abril e maio de 2023 (confira cronograma abaixo).
"A prolongada discussão sobre Modernidade versus Pós-Modernidade não mais revela matizes de consonância com as emergências do Contemporâneo. No impulso dessa hermenêutica particular, as complexidades da comunidade humana, desenhadas por pensamentos e ações in transitu, sugerem a concepção de uma Modernidade Reflexiva, que apresenta aproximações e confrontos entre o Tradicional e o Emergente com intensidade e (re)significação. Sob tal influxo, a educação pode ser compreendida em espirais de reflexividade que extenuam paradigmas estagnados e que favorecem (novos) sistemas em movimento", informa a ementa do curso, que será ministrado pelo professor Marcelo Furlin.
Para esta abordagem, o curso disporá de 20 horas de aulas, sendo 12 horas de interação síncrona por meio da plataforma Teams e 8 horas de estudo individual.
Conteúdo
O curso tem por conteúdo as seguintes temáticas:
- Contemporâneo: desafios para a compreensão;
- Modernidade Reflexiva: um vetor de iniciação;
- Entre a Modernidade e a Pós-Modernidade: o continuum do Contemporâneo;
- Neoliberalismo: traços de um panorama emergente;
- Neoliberalismo, commoditycidade e outras vias para a educação;
- Educação em cenários (contemporâneos) de Modernidade Reflexiva.
Metodologia
- Estabelecimento e suporte de vínculo;
- Socialização de percepções, reflexões, conceitos e ações;
- Interações críticas e composição de repertório teórico;
- Leitura crítica e discussão de textos.
Cronograma
As interações por meio da plataforma Teams ocorrerão às quartas-feiras, das 17h às 19h, nas datas:
- 26/04;
- 03/05;
- 10/05;
- 17/05;
- 24/05;
- 31/05.
Acesse aqui o formulário de inscrições.
Posteriormente, informações sobre a transmissão do curso serão disponibilizadas.
Sobre o professor Marcelo Furlin
Pós-Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em várias áreas. Professor titular da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) desde 2002. Docente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e docente dos cursos de Letras presencial e à distância, Tradutor e Intérprete, Teologia e Pedagogia e dos cursos de Especialização Lato Sensu em Língua Portuguesa e em Língua Inglesa. Coordenador Institucional do Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (PARFOR) - Pedagogia/UMESP (2018 - 2020). Coordenador da Especialização Lato Sensu em Língua Inglesa (2010 - 2019). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em língua inglesa, estudos de linguagem e complexidade e estudos de literatura e religião. Pesquisador Colaborador e Conselheiro da Comunidade Civil no Conselho Universitário da Universidade Federal do ABC (UFABC). Líder do Grupo de Pesquisa NARRARE - Formação Docente e Narrativas (UMESP). Participa do Grupo de Pesquisa sobre a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica e Complexidade (GPeAHFC) - PUC-SP e do Grupo de Pesquisa Teologia Litúrgica - PUC-SP. Ministra palestras na área de formação de educadores. Atua como tutor de profissionais de língua inglesa, especialmente na preparação para exames de proficiência oferecidos por universidades americanas e inglesas. Colabora na produção de material didático de língua inglesa para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. Também atua como consultor acadêmico em editoras, institutos de idiomas e em demais instituições de ensino. Possui vários certificados de proficiência em língua inglesa. É tutor e examinador oficial da Universidade de Cambridge e examinador oficial da Universidade de Michigan.