Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Coordenadora de Administração do IPA participa de eventos de tecnologia e gestão na Alemanha

por raissa.ferreira última modificação 05/04/2017 12h41
Convite partiu do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul

Entre os dias 16 e 26 de março, a coordenadora do curso de Administração do Centro Universitário Metodista – IPA, Maria D'Lourdes G. Rotermund, participou de uma missão técnica internacional realizada em Hanôver e Nienburg, na Alemanha.

Durante a viagem, a professora esteve na Cebit 2017, uma feira focada em tecnologia e inovação, que tem como principal objetivo impulsionar o mercado tecnológico mundial, e no 1° Seminário Internacional de Gestão Pública – 1° SEIGESP, que discutiu o sistema político e de ensino na Alemanha, governança pública, gestão de pessoal no setor público, orçamento público e gestão do meio ambiente.

Maria D’Lourdes também visitou a usina de reciclagem de lixo em Nienburg e as fábricas da Airbus e da Volkswagen, que é totalmente automatizada. “É extremamente importante para o IPA a participação de uma coordenadora de curso da área de negócios, assim podemos buscar parcerias e fortalecer a internacionalização da Instituição”, declara a professora.

Tanto na feira, quanto no Seminário Internacional de Gestão Pública e nas visitas, a docente pôde conhecer modelos diferentes e inovadores de negócios. “Salienta-se a apresentação das smart cities e startups como carreira para os jovens, automação dos processos nas empresas e nas plataformas integradas de gestão. O que nos leva a uma reflexão para a mudança das matrizes curriculares dos cursos de administração e áreas afins”, relata.

A visita de Maria D’Lourdes levou o nome do IPA ao exterior e traz muitos outros benefícios aos alunos, como: “compartilhar das experiências de tecnologias de negócios avançadas, automação nos processos produtivos e a sustentabilidade como ferramenta estratégica na gestão dos negócios. Também destaco as palestras que tivemos no Seminário de Gestão Pública em que tivemos o conhecimento do sistema de ensino alemão, político e a corrupção na Alemanha. O que mais chamou atenção é a cultura alemã para resolver problemas, utilizando-se da tecnologia e negócios promovidos com ética e baixa tolerância à corrupção”, conclui.

Eleição do Conselho Regional de Administração

O convite para participar dos eventos partiu de uma iniciativa do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS), pois a professora foi eleita Conselheira Regional Suplente para um mandato de quatro anos, no período de 2017 a 2020, pelo Conselho Federal de Administração.

A missão também possibilitou o relacionamento com profissionais de outras instituições: “embora fosse uma missão técnica promovida pelos Conselhos Regional de Administração e Federal, tínhamos professores e profissionais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, São Paulo e Ceará”, explica.

Cebit 2017 e 1° Seminário Internacional de Gestão Pública – SEIGESP