Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Dia do Biomédico tem palestra da coordenadora de Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde

por Isadora Caccia última modificação 25/11/2021 20h17
Encontro on-line aconteceu no dia 24.11

Para comemorar o Dia do Biomédico, celebrado em 20 de novembro, a Educação Metodista convidou para uma palestra, a Drª Christiane Santos Matos. Ela é a coordenadora Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde na Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde. A biomédica falou na noite de 24 de novembro último para os cursos de Biomedicina da Universidade Metodista de São Paulo, Instituto Metodista Izabela Hendrix e Centro Universitário Metodista IPA .

O tema do encontro on-line foi a "Atuação e habilidades profissionais do biomédico no âmbito da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde". Ela iniciou a sua fala explicando o que são as medicinas tradicionais, complementares e integrativas (MTCI). "Elas são um amplo conjunto de práticas de atenção à saúde baseado em teorias e experiências de diferentes culturas utilizadas para promoção da saúde, prevenção e recuperação, levando em consideração o ser integral em todos as suas dimensões. As MTCI constituem importante modelo de cuidado à saúde, sendo em muitos países a principal oferta de serviços à população", declarou a convidada.

A palestrante falou sobre as práticas, conceitos nacionais e internacionais, além de mostrar algumas publicações e dados. Entre as informações que ministrou em sua apresentação, ela informou que 87 dos Estados membros da OMS ( Organização Mundial de Saúde) reconheceram o uso da medicina tradicional e complementar a partir de 2018. De acordo com a biomédica, quase metade da população em países industrializados utilizam regularmente alguma forma de PICS (Práticas Integrativas e Complementares). Ela falou bastante sobre elas no conceito brasileiro no que se refere ao SUS (Sistema Único de Saúde). Ao final da apresentação, as mediadoras do encontro abriram para perguntas.

"É importante a especialização, o estudo e o foco em algo, mas não devemos olhar somente para uma direção. Temos que estar abertos ao conhecimento, aprender novas coisas", afirmou a palestrante.

registrado em: ,