Dia Nacional da Consciência Negra - 2021
Se vocês, de fato, observam a lei do Reino, conforme está na Escritura: “Ame o seu próximo como a si mesmo”, fazem bem. Se, no entanto, vocês tratam as pessoas com parcialidade, cometem pecado, sendo condenados pela lei como transgressores. (Tiago 2: 8-9 - NAA)
Atualmente fala-se muito em racismo estrutural. Mas o que é isso?
“Racismo estrutural é o termo usado para reforçar o fato de que há sociedades estruturadas com base na discriminação que privilegia algumas raças em detrimento das outras.” (FORTE, Bárbara. O que é racismo estrutural? Disponível em: https://www.uol.com.br/ecoa/listas/o-que-e-racismo-estrutural.htm?cmpid=copiaecola - 20/11/2020. Acesso em: 08/03/2021)
Isso se explicita em nossa sociedade quando olhamos a representatividade no Congresso Nacional. A população negra representa 54% do país, mas quase todos os parlamentares são brancos (96%).
Se Deus não faz acepção de pessoas, se somos iguais aos Seus olhos, e se Ele não mostra parcialidade ou favoritismo, tão pouco devemos fazê-lo. Não podemos hospedar no nosso coração qualquer forma de preconceito, seja racial, social ou outro, pois viemos de Deus e temos o mesmo valor diante Dele.
Que neste 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra, possamos refletir sobre isso e propor em nosso coração e na prática de vida cotidiana, amar o nosso próximo como a nós mesmos.
Reverendo Vicente de Paulo Ferreira
Pastoral Escolar e Universitária – Instituto Metodista Granbery