Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Docente do IPA é convocado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro

Docente do IPA é convocado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro

por Milene última modificação 17/06/2016 12h30
Docente do IPA é convocado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro

O professor do Centro Universitário Metodista – IPA, Ms. Ricardo Moraes Pavani foi convocado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para ser preparador físico de nível III. O docente treinará os atletas que conquistaram vaga nas Paralimpíadas RIO2016 na modalidade Esgrima em Cadeira de Rodas. O pesquisador e professor do Programa Multidisciplinar de Reabilitação e Inclusão do IPA teve diversas patentes concedidas este ano. Dentre elas, está o Fixador Servoassistido para Esgrima em Cadeira de Rodas. Este aparelho tem o objetivo de dar liberdade ao atleta. “A convocação para atuar como Preparador Físico no Programa Plano Brasil Medalha do Comitê Paralímpico Brasileiro é motivadora e desafiadora, apesar de hoje termos uma estrutura e uma entidade apoiando nossos atletas e equipe técnica. Estamos trabalhando para que todos os atletas paralímpicos, Mônica Santos, Fábio Damasceno e Jovane Guissone, tenham todo suporte para que estejam preparados para as competições e cheguem ao alto do pódio” – reforça Pavani.

A convocação é fruto dos trabalhos junto a Seleção Brasileira de esgrima entre 2009 e 2013, e do trabalho voluntário na Associação de Servidores da Área de Segurança Portadores de Deficiência (ASASEPODE) entre 2007 e 2013. O trabalho voluntário foi um dos fatores da tríade que levou o atleta Jovane Guisson a medalha de ouro nas Paralimpiadas de Londres, em 2012. Os três fatores influenciadores foram o trabalho técnico, a motivação e dedicação do atleta e a preparação física, com o a qual Pavani contribuiu. “Além da nova experiência junto ao Comitê Paralímpico Brasileiro, a convocação abrirá muitas portas para novas pesquisas junto a modalidade esgrima em cadeira de rodas” – destaca.

As Paralimpiadas RIO2016 acontecem de 7 a 18 de setembro, no Rio de Janeiro. Serão 23 esportes disputados por representantes de 176 países. É um orgulho para o Centro Universitário Metodista – IPA ter um professor participante desta competição que demonstra superação, força de vontade e esforço por parte dos atletas e seus preparadores. Parabenizamos o docente Ricardo Pavani e aos atletas pelas conquistas, e desejamos um ótimo desempenho nos jogos.