Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estresse no Ambiente de Trabalho é debatido com colaboradores do IPA e do Colégio Americano

por Milene última modificação 14/06/2016 13h41

Na tarde desta segunda-feira (13), iniciou o SIPAT, para colaboradores do Centro Universitário Metodista – IPA e do Colégio Metodista Americano, com o tema “Estresse no ambiente de Trabalho”. A Pastora Joziane Ester abriu o evento desejando que todos tenham auxílio em momentos difíceis, “Há sempre uma porta em que podemos buscar ajuda, ela se chama Deus” – reforça. A Diretora do Colégio Americano também fez uso da palavra, como forma de agradecimento aos presentes. “Este assunto é para o bem de todos nós. Logo, para o bem da instituição, alunos e suas famílias que serão cada vez melhor atendidas” – salienta.

A palestra “Cuidado! Estresse pode ocasionar acidente de trabalho” foi ministrada pela Técnica de Segurança, Sinara da Silva Biachi. A profissional explicou que ansiedade e pressa, ocasionadas pelo estresse, podem levar ao acidente. Além disso, sinais físicos como dor de cabeça, queda de cabelo, além de rispidez com o próximo, podem ser fatores a serem analisados, para que cada um tenha controle e saiba perceber quando está estressado. “Precisamos conhecer os nossos limites para manter um ambiente bom de trabalho” – ressalta.

O docente Paulo Rafael Brum Pedroso falou sobre “Quebra de Rotina”, como forma de prevenir o estresse. Mencionou hábitos de vida saudáveis, bom humor e procurar lidar sempre da melhor forma possível com quem está perto. “É importante ter uma válvula de escape, para gastar energias. Exercícios físicos são uma boa opção. Aprender a dizer não para atividades que não são da nossa alçada também é importante” – orienta. A palestra, conforme o tema, foi com todos em cima do palco, para ter proximidade e quebrar a rotina de ficar na plateia.

Foram realizadas duas dinâmicas com os presentes. A primeira, com o objetivo de mostrar o quanto o dia-a-dia pode ser desgastante, duas pessoas da plateia pegaram balões e conforme uma descrição de rotina, enchiam-no. Não demorou até que estourassem. A segunda, com o intuito de descontrair, todos opinaram sobre o número de balas que continham em um pacote. Quem mais se aproximou da quantidade levou os doces para seu setor. As atividades seguem até a sexta-feira (17), confira a programação.

Programação SIPAT