Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Intensas atividades e troca de conhecimento on-line marcam I Jornada Acadêmica IPA

Intensas atividades e troca de conhecimento on-line marcam I Jornada Acadêmica IPA

por Admin última modificação 26/10/2020 16h38
Intensas atividades e troca de conhecimento on-line marcam I Jornada Acadêmica IPA

A I Jornada Acadêmica IPA movimentou a comunidade na última semana. O evento ocorreu de 19 a 21 de outubro de forma totalmente on-line e foi marcado por intensas atividades e troca de conhecimento. O tema foi "Tecnologia, Criatividade e Ética".

A cerimônia de abertura foi realizada já na noite de domingo (18), véspera do início da programação, através do Facebook do IPA. Na ocasião, o reitor do Centro Universitário, prof. Dr. Marcos Wesley, se reuniu com a Pró-Reitora de Graduação, Profª. Drª. Andrea Cristiane Janz Moreira, com o pastor Roberval Trindade, com a coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico, Profª. Drª. Rosa Ramirez, e com a professora Francielli Licks para anunciar o início das atividades da Jornada.

"A realização de uma Jornada Acadêmica como esta é algo significativo e novo. É o IPA de portas abertas fazendo um momento único, um momento histórico. Por isso, eu estou muito feliz de estarmos juntos aqui dando o pontapé inicial da I Jornada Acadêmica IPA", declarou o reitor da instituição.

Ainda na abertura, houve uma troca dos participantes da transmissão para uma apresentação dos livros “Projetos Interdisciplinares na Educação Superior”. Nesse segundo momento, além da pró-reitora de Graduação, que foi a única do grupo anterior a permanecer na live, participaram a coordenadora dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Turismo, Profª. Drª. Valéria Deluca, o coordenador dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção, Prof. Me. Cláudio Sikilero, a coordenadora do curso de Pedagogia, Profª. Me. Isabel Azeredo, e a Profª. Drª. Claudia Tacques.

Eles conversaram sobre a publicação, que contempla todos os cursos do IPA. "É um livro baseado em histórias reais, baseado na vivência que temos em sala de aula. Saiu das boas práticas pedagógicas que nós temos dentro do Centro Universitário Metodista IPA", explicou a professora Andrea.

Clique aqui para ver a Cerimônia de Abertura 

Programação e Mostra Científica

Na segunda-feira, dia 19 de outubro, os acadêmicos tiveram à disposição uma programação de atividades on-line específicas de cada curso. Assim, os alunos, alunas e a comunidade em geral tiveram aulas e palestras sobre os mais variados assuntos, com mestres até mesmo de fora do Brasil. Foi o caso da Fisioterapia, que contou com um professor italiano entre os convidados.

Veja imagens do primeiro dia clicando aqui
e aqui -> 

Já na terça, 20, foi dia da Mostra Científica e de Extensão 2020. Os autores dos 109 resumos antecipadamente selecionados puderam fazer uma apresentação oral de seus trabalhos científicos, em salas virtuais abertas à comunidade.

"Dia muito produtivo. Foram 19 salas virtuais contempladas de trabalhos da mais alta qualidade científica", resumiu a pró-reitora de Graduação ao parabenizar os orientadores e acadêmicos.

Para completar, os cursos de Nutrição, Ciências Biológicas, Biomedicina, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Turismo promoveram uma Sessão de Autógrafo Virtual. Assim, foi uma oportunidade de reconhecimento dos trabalhos.

Clique aqui para ver as imagens do segundo dia 

Encerramento com convidados

O encerramento da I Jornada Acadêmica ocorreu na quarta-feira, dia 21, com uma transmissão ao vivo no Facebook do IPA. A live foi dividida em dois momentos.

No primeiro, participaram o reitor, a pró-reitora de Graduação, o pastor Roberval Trindade, o coordenador do curso de Farmácia, Prof. Dr. Antônio Carlos Burlamaque Neto, representando todos os coordenadores, o professor do curso de Direito Felipe Lazzari da Silveira, que falou em nome do corpo docente, e a aluna Vivian Giovanaz, representando os estudantes.

O segundo momento foi uma Mesa de Atualidades com o tema Empreendedorismo, que contou com o presidente do Inmetro, Eng. Marcos Heleno G. de Oliveira Jr, e com o profissional de marketing e especialista em assuntos e negócios relacionados à China Vladimir Milton Pomar. A mediação ficou a cargo da jornalista Marta Sfredo, colunista do jornal Zero Hora.

Oliveira fez uma apresentação sobre o papel do Inmetro como apoio tecnológico às organizações e setor produtivo e também como apoio ao funcionamento dos mercados. Ele ainda explicou as ações da instituição no empreendedorismo brasileiro. Em seguida, foi a vez de Pomar falar sobre sua experiência com a China e o que é, para ele, empreendedorismo. Por fim, ambos debateram o assunto com a mediadora.

Para assistir à Mesa de Atualidades, clique aqui.

registrado em: ,