Você está aqui: Página Inicial / Notícias / IPA e MPF lançam campanha Eu Sou Respeito

IPA e MPF lançam campanha Eu Sou Respeito

por Admin última modificação 15/01/2021 13h58
IPA e MPF lançam campanha Eu Sou Respeito

A campanha Eu Sou Respeito foi lançada oficialmente no final da tarde de quinta-feira, 14 de janeiro. A iniciativa é resultado de uma parceria entre Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Rio Grande do Sul, e o Centro Universitário Metodista IPA.

Participaram do lançamento o reitor do IPA, prof. Dr. Marcos Wesley da Silva, a coordenadora dos cursos de Comunicação, profa. Dra. Valéria DeLuca Soares de Carvalho, o prof. Me. Alex Ramirez, além de autoridades e representantes do MPF e outras pessoas envolvidas com o projeto.

A criação, planejamento, produção e execução da campanha foi realizada pelos alunos do IPA Ariete Fraga (Social Media), Felipe Paes (Direção de Arte) e Juliane Lucca (Assessoria de Imprensa), com a direção criativa do professor Ramirez. Participaram ainda Vinicius Mello (Edição dos vídeos), Lisane Berlato/MPF (Produção Executiva), Rodrigo Simões/MPF (Assessor Jurídico da PRDC) e o Procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Enrico Rodrigues de Freitas (Coordenação geral da campanha).

“Para o IPA, participar desta ação tão importante é uma honra e uma alegria, além de uma grande responsabilidade. Quero parabenizar os nossos estudantes pelo carinho, disposição e profissionalismo como abraçaram o projeto. Fico muito orgulhoso, como reitor e líder da instituição, pela forma como vocês trabalharam, juntamente com os nossos professores e a nossa coordenadora, professora Valéria Deluca", disse Marcos Wesley durante o lançamento.

A campanha, que começou como uma ação regional, se tornou nacional, passando a fazer parte do Projeto "Respeito e Diversidade", do Conselho Nacional do Ministério Público, após a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) aderir ao projeto. Assim, os alunos e professores do IPA seguirão trabalhando na campanha nacional.

A iniciativa promove um edital que contempla projetos no valor máximo de R$ 40.000,00 destinado a ações desenvolvidas por ONGs, escolas, universidades, museus, instituições, organizações e movimentos sociais em 2021, nas áreas LGBTQIA+ e mulheres. O valor total disponibilizado é de R$ 247 mil.

O objetivo é promover a importância do respeito, um valor humano universal cujo conceito pode abrigar outros temas. As inscrições podem ser realizadas até o dia 5 de março pelo site Eu Sou Respeito.

A ideia do edital está relacionada a uma polêmica que marcou o ano de 2017 na capital gaúcha. Em setembro daquele ano, a exposição "Queermuseu: Cartografias da Diferença da Arte Brasileira" foi fechada às pressas de forma arbitrária pelo Santander Cultural como uma resposta a críticas de grupos que viram nas obras apologia a pedofilia, zoofilia e ofensas a símbolos religiosos.

Diante do ocorrido, após muito diálogo com o MPF, o Santander Cultural precisou devolver uma parte da verba federal que lhe havia sido concedida. Agora, essa verba poderá ser utilizada na criação de outros projetos a partir do edital que foi lançado.

Segundo o Procurador Regional dos Direitos do Cidadão, a ideia era fazer um edital de projetos relacionados à temática da mostra original que foi fechada, construindo algo que fosse um movimento de memória do que ocorreu.

Parceria desde 2019

Essa é a segunda parceria entre o IPA e o MPF no Rio Grande do Sul. Em 2019, as duas instituições realizaram em conjunto a campanha Educar com Liberdade. O projeto chegou a concorrer ao Prêmio Innovare 2020.

"A campanha do ano passado foi um sucesso. Teve uma disseminação muito grande. Estamos felizes com a possibilidade de seguir em um outro projeto com o IPA", avaliou Enrico Rodrigues de Freitas em outra oportunidade.

registrado em: ,