Você está aqui: Página Inicial / Notícias / IPA finaliza relatório do Programa de Avaliação Institucional de 2020

IPA finaliza relatório do Programa de Avaliação Institucional de 2020

por Admin última modificação 06/05/2021 18h09
O Centro Universitário IPA finalizou o relatório do Programa de Avaliação Institucional do ano de 2020. O processo é coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), com o apoio técnico e operacional da Coordenadoria de Avaliação Institucional, e está aliado à proposta do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
O Relatório aborda objetivos e metas da instituição, assim como as capacitações, formações, treinamentos e atividades ofertadas durante todo o último ano. Também cita as dissertações concluídas, as apresentações de projetos de Mestrado do IPA e os lançamentos de livros pela Editora Universitária Metodista. Já as Avaliações são divididas entre Externa (Enade) e Interna (Autoavaliação).
O Programa de Avaliação Institucional  tem como objetivo consolidar a cultura de autoavaliação da instituição, contribuindo para a reflexão permanente das atividades indissociadas de gestão, ensino, pesquisa e extensão, bem como a consequente tomada de decisões para melhoria dos processos desenvolvidos e a consolidação da Missão Institucional. Para isso, o instrumento avaliativo da Avaliação Interna foi dividido em três dimensões: Avaliação dos Docentes, Autoavaliação Discente e Autoavaliação Docente; Avaliação de Infraestrutura; e Avaliação da Coordenação de Curso pelos Docentes e pelos Discentes.
Os alunos avaliam os professores em relação a questões como cumprimento do Plano de Ensino e demonstração de domínio didático pedagógico, entre outros itens, e fazem uma autoavaliação em questões relacionadas a pontualidade, assiduidade, visualização integral das aulas, colaboração com professores e colegas, etc. Os alunos também precisam opinar sobre a Biblioteca, o Moodle, e ainda sobre diversos quesitos relacionados à coordenação de seu curso. Já os professores fazem uma autoavaliação sobre os mesmos itens que os estudantes avaliaram sobre o corpo docente e também respondem às mesmas perguntas respondidas pelos discentes sobre a coordenação do curso a que estão vinculados.
Após cada realização de Autoavaliação, a CPA articula a divulgação dos resultados da Avaliação realizada pelo Praxis para coordenadores de curso e professores. Assim, os resultados auxiliam e colaboram para o crescimento e constantes melhorias do IPA.
registrado em: ,