Você está aqui: Página Inicial / Notícias / IPA promoveu apresentações de propostas dos candidatos à Prefeitura de Porto Alegre

por Centro Universitário Metodista IPA — última modificação 18/05/2016 16h20
Os(As) candidatos(as) tiveram a oportunidade de expor suas propostas sobre o futuro de Porto Alegre

O Centro Universitário Metodista, do IPA, realizou, nesta terça-feira (2/10), a última apresentação de propostas dos candidatos à Prefeitura de Porto Alegre. Ao todo foram quatro apresentações, sendo a primeira com o candidato e atual prefeito, José Fortunati, a segunda com a candidata, Manuela D’Ávila, a terceira com o candidato, Adão Villaverde, e a quarta e última com o candidato, Jocelin Azambuja.
Os candidatos tiveram em torno de uma hora para expor suas propostas para alunos(as) e professores(as) do IPA, sobre o tema “Educação e Mobilidade Urbana”.

No primeiro dia de apresentação, o candidato José Fortunati iniciou falando sobre educação, “um tema fundamental não só para Porto Alegre, mas para qualquer sociedade”. Fortunati revela que houve um aumento de 6 mil vagas em creches e que mais 50 creches ainda devem ser concluídas até o fim do ano. Comentou ainda que, para ele, o grande desafio que o país já enfrentou, em relação à educação, foi o de permitir que todos os(as) adolescentes tivessem acesso ao Ensino Fundamental, “nós não tínhamos um acesso extremo à escola por parte dos nossos adolescentes”. Após falar sobre educação, o candidato dedicou-se ao tema “Mobilidade Urbana”, destacou que a Capital é uma referencia em todo país em relação à frota de ônibus, “30% da nossa frota têm ar condicionado, 37% da frota dos ônibus têm acesso para cadeirantes e nenhum ônibus ingressa em Porto Alegre sem que esse veículo tenha elevador para cadeirantes”. Fortunati falou também sobre a integração do cartão TRI com a Trensurb e nas lotações, sendo esta uma meta a ser alcançada logo. Ao final da sua participação, o candidato respondeu a questões feitas por quem estava presente, entre elas, sobre o legado das obras da Copa do Mundo para a Capital.

No segundo momento, foi a vez da candidata Manuela D’Ávila apresentar suas propostas. Na área da educação, a candidata aposta na tecnologia por meio do projeto “Um tablet por aluno”, inspirado no programa uruguaio “Um computador por aluno”. A intenção é levar um tablet por aluno da rede de escolas públicas com o objetivo de tornar as aulas mais dinâmicas aumentando o acesso ao conhecimento. “As pessoas não percebem que o livro didático e as bibliotecas do mundo todo estão dentro dos tablets”, afirmou a candidata. Referente à mobilidade urbana e segurança, Manuela acredita que com o uso da tecnologia poderá solucionar problemas locais, como a segurança em torno das escolas e facilitar a vida de quem utiliza o transporte público. Após apresentação, a candidata respondeu a questões como problemas de segurança, saúde e trânsito na Capital.

Na terceira apresentação, o participante foi o candidato Adão Villaverde. Inovação e diversidade para Porto Alegre é o que Villa promete.  Com a ajuda de verbas federais, ele pretende investir na qualificação do ensino fundamental. Focado mais na mobilidade urbana, o candidato apresentou o projeto que visa criar um anel rodoferroviário para facilitar o trânsito na cidade. O objetivo é fazer uma estrada onde circule trens e automóveis. As obras iniciariam na estação Triângulo, da Assis Brasil, iriam até o centro, e de lá seguiriam para o campus da UFRGS, na Lomba do Pinheiro, interligado novamente à estação Triângulo. Ao final da apresentação, o candidato Villaverde também respondeu a questões.

Já na quarta e última apresentação, o candidato Jocelin Azambuja, apontou que um dos maiores problemas do nosso país é a educação. Com a coligação “Educação é a solução”, o candidato defende o aumento do salário dos professores, pois, só assim, as escolas podem oferecer um plano de ensino melhor. Ele acredita que, por razão desse déficit que a população brasileira tem em relação à educação, a mídia tem um poder influente muito grande sob o povo, e como exemplo, ele falou sobre as pesquisas eleitorais, onde os jornais e telejornais mostram quem está na frente da disputa pela prefeitura “fazendo” com que as pessoas escolham aquele que está na frente sem ter o interesse nas propostas deste candidato. “O sistema que nos oprime não quer que nós tenhamos educação, quem não tem educação, não tem liberdade”, ressaltou Jocelin. Referente ao tema mobilidade urbana, a proposta do candidato é a da criação de um aeromóvel com uma linha que passa pelo Arroio Dilúvio e vai até o Campus da UFRGS. “O custo é 80% menor que o custo para as obras do metrô”, afirmou o candidato. Como nas outras apresentações, ao final, Jocelin respondeu a questões, encerrando a quarta e última semana de apresentações das propostas de candidatos à Prefeitura de Porto Alegre.

Cada candidato foi recebido pelo professor Roberto Pontes da Fonseca, reitor do IPA, antes de iniciar as apresentações. O professor Jeferson Dutra, foi o mediador na primeira apresentação; na segunda, foi a vez do professor Celso Rodrigues e nas últimas a vez das professoras Claudia Stadtlober e Gracy Keim.

Colaboração: Pumaira Coronel