Você está aqui: Página Inicial / Notícias / IPA recebe 55 estrelas no Guia da Faculdade Estadão

IPA recebe 55 estrelas no Guia da Faculdade Estadão

Instituição conquista 11 estrelas a mais em comparação à edição de 2019
IPA recebe 55 estrelas no Guia da Faculdade Estadão

O Centro Universitário Metodista IPA conquistou 55 estrelas no Guia da Faculdade Estadão-Quero Educação 2020, que avaliou mais de 14 mil cursos superiores no Brasil. É a segunda edição do ranking, elaborado em parceria entre o jornal O Estado de São Paulo e a Quero Educação, uma das principais startups da área educacional do País. São levados em conta critérios como proposta curricular dos cursos e qualidade do corpo docente.

Neste ano, o IPA teve 17 cursos estrelados, 4 dos quais com 4 estrelas e 13 com três (veja lista abaixo). O IPA supera, assim, a boa performance já exibida no ano passado, quando conquistou 44 estrelas distribuídas em 14 cursos, sendo 2 com quatro estrelas e outros 12 com três.

4 estrelas
Pedagogia

3 estrelas
Arquitetura e Urbanismo
Biomedicina
Ciências Contábeis
Educação Física - Bacharelado
Educação Física - Licenciatura
Engenharia de Produção
Farmácia
Jornalismo
Publicidade e Propaganda

Como é feita a avaliação

O Guia Estadão-Quero Educação utiliza metodologia conhecida como “avaliação por pares”. A equipe atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião este ano de 9 mil de professores que atuam no ensino superior. Resumidamente, as principais etapas são:

Participação das instituições

Todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (universidades, centros universitários, faculdades e institutos) são convidadas para fazer parte do ranking.

Cursos avaliados

A partir de 2020, tanto cursos da modalidade presencial como a distância passaram a ser avaliados, porém seguindo critérios como as cidades nos quais são oferecidos. Caso a IES ofereça o mesmo curso em diferentes unidades em uma mesma cidade, apenas o curso mais antigo da instituição naquela cidade é avaliado.

Informações utilizadas

O coordenador de cada curso avaliado recebe questionário no qual pode apresentar as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos:

Características da proposta de ensino do curso
Perfil dos professores vinculados ao curso
Condições de materiais e equipamentos oferecidos

Avaliadores e notas

São mais de 9 mil coordenadores e professores do ensino superior brasileiro que se cadastraram para atuar como avaliadores do Guia da Faculdade. É um trabalho voluntário, sem remuneração. Eles são convidados a dar três notas (de 1 a 5) para cada curso:

Para a qualidade do projeto pedagógico
Para a qualidade do corpo docente
Para a qualidade da infraestrutura
Cada curso é distribuído para a avaliação de seis professores
Caso um curso não receba pelo menos quatro notas dos avaliadores, é considerado como “sem nota” na avaliação

Resultado final

A maior e a menor notas recebidas por curso são descartadas. O resultado numérico do curso em 2020 é a média das notas intermediárias restantes. O resultado numérico de 2020 (com peso 2) é somado ao resultado numérico do ano anterior (peso 1) para se extrair o resultado numérico final de cada curso. O resultado numérico final é transformado em estrelas.

5 estrelas (excelente)
4 estrelas (muito bom)
3 estrelas (bom)
Não estrelado
Sem notas

Acompanhe aqui mais detalhes do Guia da Faculdade Estadão-Quero Educação 2020.

Veja como foi o desempenho do IPA em 2019.