Você está aqui: Página Inicial / Notícias / IPA recebe 29 estrelas no Guia da Faculdade Estadão

IPA recebe 29 estrelas no Guia da Faculdade Estadão

por Admin última modificação 29/08/2022 12h25
IPA recebe 29 estrelas no Guia da Faculdade Estadão

O Centro Universitário Metodista IPA conquistou 29 estrelas no Guia da Faculdade Estadão-Quero Educação 2021, que avaliou cursos superiores no Brasil. São levados em conta critérios como proposta curricular dos cursos, qualidade do corpo docente e estrutura física do curso.

Neste ano, o IPA teve 9 cursos estrelados, 2 dos quais com 4 estrelas e 7 com três (veja lista abaixo).

4 estrelas

3 estrelas
Biomedicina
Educação Física - Bacharelado
Educação Física - Licenciatura
Farmácia

Como é feita a avaliação

O Guia Estadão-Quero Educação utiliza metodologia conhecida como “avaliação por pares”. A equipe atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião este ano de 9 mil de professores que atuam no ensino superior. Resumidamente, as principais etapas são:

Participação das instituições

Todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação (universidades, centros universitários, faculdades e institutos) são convidadas para fazer parte do ranking.

Cursos avaliados

A partir de 2020, tanto cursos da modalidade presencial como a distância passaram a ser avaliados, porém seguindo critérios como as cidades nos quais são oferecidos. Caso a IES ofereça o mesmo curso em diferentes unidades em uma mesma cidade, apenas o curso mais antigo da instituição naquela cidade é avaliado.

Informações utilizadas

O coordenador de cada curso avaliado recebe questionário no qual pode apresentar as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos:

Características da proposta de ensino do curso
Perfil dos professores vinculados ao curso
Condições de materiais e equipamentos oferecidos.

Avaliadores e notas

São mais de 9 mil coordenadores e professores do ensino superior brasileiro que se cadastraram para atuar como avaliadores do Guia da Faculdade. É um trabalho voluntário, sem remuneração. Eles são convidados a dar três notas (de 1 a 5) para cada curso:

Para a qualidade do projeto pedagógico
Para a qualidade do corpo docente
Para a qualidade da infraestrutura
Cada curso é distribuído para a avaliação de seis professores
Caso um curso não receba pelo menos quatro notas dos avaliadores, é considerado como “sem nota” na avaliação

Resultado final

A maior e a menor notas recebidas por curso são descartadas. O resultado numérico do curso em 2020 é a média das notas intermediárias restantes. O resultado numérico de 2020 (com peso 2) é somado ao resultado numérico do ano anterior (peso 1) para se extrair o resultado numérico final de cada curso. O resultado numérico final é transformado em estrelas.

5 estrelas (excelente)
4 estrelas (muito bom)
3 estrelas (bom)
Não estrelado
Sem notas

Acompanhe aqui mais detalhes do Guia da Faculdade Estadão-Quero Educação 2021.