Você está aqui: Página Inicial / Notícias / IPA retoma de forma gradual aulas práticas

IPA retoma de forma gradual aulas práticas

por Admin última modificação 09/09/2020 18h51
IPA retoma de forma gradual aulas práticas
Foto: Laura Jacociunas

O Centro Universitário Metodista IPA retomou nesta semana as aulas práticas referentes ao semestre 2020/1 que estavam pendentes. O regresso está sendo feito de forma gradual e seguindo todos os protocolos sanitários de segurança. 

"Nós temos um plano de contingência elaborado pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-E) e aprovado pela Prefeitura de Porto Alegre. Estamos seguindo à risca o protocolo do plano, cumprindo todas as questões de distanciamento, segurança e higiene", garante Carla Brito, professora do Curso de Fisioterapia e presidente do Centro.

O COE-E é um grupo criado pelo IPA através de Ato Administrativo com o objetivo de determinar estratégias e medidas preventivas de não propagação e transmissão da Covid-19. Os protocolos e ações para a retomada gradual das atividades acadêmicas foram desenvolvidos e definidos com base no Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da transmissão da doença.

"Foi muito especial observar, ao longo da semana, o campus do IPA ganhando vida, ainda que gradual. E, para que isso acontecesse, previamente, foi necessário muito trabalho pra garantir a todos a devida segurança. Agora que estamos juntos, precisamos do cuidado dos que se juntam a nós: professores, estudantes e comunidade. É muito bom poder dizer novamente: sejam bem-vindos ao IPA, o melhor e o mais querido centro universitário de Porto Alegre!", comemora o reitor da instituição, Marcos Wesley.

Cumprindo as medidas, todos os alunos, professores e funcionários têm a temperatura corporal aferida para entrar no campus. Em caso de temperatura elevada, há um protocolo especial a ser seguido. 

Nos laboratórios, as turmas são reduzidas para que o distanciamento seja cumprido. A higienização das mãos é feita constantemente, e o uso de máscara é obrigatório. Para completar, pelas aulas serem em locais e horários distintos, alunos de turmas diferentes não se cruzam na instituição. 

Já os estágios curriculares obrigatórios de Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem e Fonoaudiologia também voltaram a acontecer nas Clínicas Integradas do IPA, que atendem a comunidade carente. Nesses atendimentos, há espaçamento na agenda, e apenas um paciente é atendido por horário em cada espaço. Por fim, além de utilizarem máscara para cobrir nariz e boca, como está no protocolo, os estudantes e professores também usam uma proteção de acrílico para proteção de todo o rosto. 

registrado em: ,