Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Mensagem da Reitoria

Mensagem da Reitoria

por Admin última modificação 06/07/2020 13h16

E terás confiança, porque haverá esperança; olharás em volta e repousarás seguro (Jó 11:18).

Comunidade IPA,

No início deste semestre enviei a vocês uma carta de boas-vindas, da qual quero relembrar 3 pontos. Primeiro, fiz menção ao desafio que se aproximava, em nível internacional, ainda em seus primeiros passos, referente ao combate do Coronavírus. Olhávamos o mundo ainda sem imaginar quanto essa pandemia afetaria nossas vidas no Brasil, no nosso Estado, na cidade de Porto Alegre. Naqueles dias, ainda olhávamos o mundo com lentes de aumento que não foram capazes de nos indicar quão grandes seriam as mudanças de vida que a Covid-19 imporia a todos nós.

Segundo, estava presente na carta uma afirmação do poeta espanhol Frederico Garcia Lorca, que diz que “a terra é o provável paraíso perdido”. Entre as diferentes leituras e interpretações que poderíamos tirar desta afirmação, ressaltei a de que deveríamos valorizar ao máximo o que tínhamos ao nosso redor, que era o novo semestre que se desenhava diante de todos.

Por fim, usei, como epígrafe, o mesmo versículo desta, Jó 11:18. Inspirados no contexto, no referido versículo e no pensamento de Garcia Lorca, convidávamos a nossa comunidade acadêmica - estudantes, professores e técnico-administrativos - a valorizar ao máximo o que tínhamos ao nosso redor, vivendo um semestre com alegria e esperança!

Hoje, nestes últimos dias do semestre, avaliando nossa caminhada com o coração cheio de saudade, tenho certeza de que vencemos, aproveitando ao máximo os recursos e as possibilidades que estiveram ao nosso alcance, vivendo com segurança, alegria e esperança.

Contudo, sei que não foi fácil. Foram necessários esforços de todas as partes para chegarmos até aqui vitoriosos. Como foi dito muitas vezes, o IPA não parou e o que fez, fez ainda melhor. Institucionalmente, realizamos investimentos em tecnologia e na formação de nossos professores para o desempenho das aulas on-line. Reconheço que, nesse movimento, nossos professores se desdobraram buscando realizar suas missões com muito profissionalismo e dedicação. Ao mesmo tempo, nossos estudantes desenvolveram novas competências e habilidades para efetivação do processo de ensino e aprendizagem. Os administrativos se dedicaram ao máximo no atendimento das tarefas realizadas por meio do home office

Me sinto feliz e grato por poder fazer parte e contar com todos nessa caminhada. Desejo que os próximos dias de recesso sejam proveitosos para o descanso, para o recarregar das energias. Respeitando as vidas de todos e todas, seguimos desenhando o planejamento do próximo semestre, bem como, a finalização das atividades práticas ainda não concluídas, com base nos caminhos legais decretados pelo poder público federal, estadual e municipal.

De acordo com os relatórios diários emitidos pelos órgãos governamentais e com as previsões mais otimistas, o combate ao Coronavírus deve estar presente no Brasil por mais alguns meses. Com isso, pode ser que, ao longo de parte do próximo semestre, ainda iremos desenvolver atividades de aulas de forma on-line. Se isso acontecer, estamos, mais uma vez, empenhando esforços técnicos e pedagógicos para a realização de um semestre de muita aprendizagem. É claro que você é importante nesse processo. Vamos precisar do seu apoio e dedicação.

Reitero nossa disposição de caminharmos juntos em diálogo construtivo para a composição de nossa jornada acadêmica no melhor e mais querido centro universitário de Porto Alegre!

Abraços,

Marcos Wesley da Silva, prof. dr.

registrado em: ,