Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Núcleo de Apoio Pedagógico do IPA mantém atendimentos a estudantes com necessidades especiais durante a pandemia

Núcleo de Apoio Pedagógico do IPA mantém atendimentos a estudantes com necessidades especiais durante a pandemia

por Admin última modificação 18/09/2020 17h00
Núcleo de Apoio Pedagógico do IPA mantém atendimentos a  estudantes com necessidades especiais durante a pandemia
O Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) do Centro Universitário Metodista IPA continuou de forma ininterrupta fazendo o trabalho de acompanhamento e assessoramento dos estudantes da instituição durante a pandemia. Entre os atendimentos, os destaques são para alunos com necessidades especiais, que seguem recebendo todo o apoio necessário para que a qualidade do aprendizado seja mantida.

"O NAP tem como objetivo ofertar um espaço de escuta, acolhimento e construção de estratégias pedagógicas, que auxiliem no processo de ensino e de aprendizagem da comunidade acadêmica. Atualmente, os atendimentos estão sendo realizados por telefone e videoconferências. As famílias dos estudantes em acompanhamento possuem contato com a equipe, e livre acesso aos profissionais, bem como aos docentes e coordenadores dos cursos", explica a coordenadora do Núcleo, Profa. Dra. Rosa Ramirez. 

A tradição do IPA na educação de pessoas com deficiência já tem mais de 20 anos. Para acolher da melhor forma esses estudantes com necessidades especiais, o Núcleo de Apoio Pedagógico conta com profissionais especializados nas áreas de psicologia e psicopedagogia. Eles atuam no acompanhamento individualizado de cada aluno, junto à família e a terapeutas, além de assessorar e orientar docentes com relação às adaptações necessárias em suas práticas pedagógicas. 

Além disso, para os estudantes com problemas de audição, há intérpretes de Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Eles participam de todas as aulas daqueles alunos, mesmo as que ocorrem on-line através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). 

Outro diferencial do IPA é a Sala de Recursos, integrada ao NAP, que tem por finalidade fornecer acessibilidade física e acadêmica aos estudantes com deficiências. Trata-se de um espaço completamente adaptado para acolher estudantes com diversos tipos de deficiências, contando com computadores com softwares específicos, impressora braile e mobiliário inclusivo. 

O ambiente, assim como os demais espaços de aprendizagem da instituição, encontra-se fechado neste momento por determinação dos decretos governamentais vigentes e respectivos protocolos sanitários devido à pandemia do novo coronavírus. Entretanto, assim que todas as atividades presenciais forem retomadas na instituição, a Sala de Recursos voltará a funcionar.

O trabalho do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) é desenvolvido junto à Coordenadoria de Graduação, bem como às coordenações dos cursos, e através deles aos professores. "Sempre com olhar singular e individualizado para a demanda de cada aluno e professor", conclui Rosa.

registrado em: ,