Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Núcleo de Prática Jurídica promoverá Aula Inaugural para discutir os “Aspectos práticos da mediação e da conciliação”

por raissa.ferreira última modificação 18/04/2017 14h12
Práticas devem ter início no segundo semestre deste ano

O Centro Universitário Metodista – IPA está desenvolvendo mais uma iniciativa que visa melhorar a vida da população de Porto Alegre e complementar a educação dos estudantes universitários. O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) passará a oferecer, a partir do segundo semestre deste ano, o serviço de mediação e conciliação de conflitos familiares e sociais.

Mediação e conciliação são formas alternativas de solução de conflitos, que podem evitar longos processos na Justiça. Nas sessões, as partes se reúnem com um profissional para discutir o problema e buscar soluções. Nos casos de mediação, geralmente, as duas partes já têm vínculo anterior, enquanto a conciliação é aplicada, na maioria das vezes, quando as pessoas não têm ligação prévia e o conciliador pode sugerir soluções de forma mais ativa.

“Essas atividades consistem em importantes e eficazes meios de resolução de conflitos, tanto na esfera judicial, como na esfera extrajudicial. Nesse último caso, a prática ainda colabora com o descongestionamento do Poder Judiciário, questão necessária no atual contexto para melhorar a qualidade da prestação jurisdicional e, consequentemente, otimizar a obtenção de justiça”, explica Gisele Mazzoni Welsch, Coordenadora do NPJ e professora das disciplinas de Processo Civil do IPA.

A docente diz que os alunos do curso de Direito do IPA poderão participar da atividade por meio de oficinas, palestras e incentivo para a capacitação e acompanhamento das sessões de mediação e conciliação como atividades complementares do NPJ. “Estão sendo entabulados convênios pelo Núcleo de Prática Jurídica a fim de viabilizar e incentivar a realização da mediação e conciliação já no segundo semestre de 2017”, conclui.

Aula Inaugural – Aspectos práticos da mediação e da conciliação

Em 28 de abril, às 11h30, o Núcleo de Prática Jurídica realizará uma aula inaugural para discutir os “Aspectos práticos da mediação e da conciliação”. A palestrante Thaís Amoroso Paschoal Lunardi é mestra e doutoranda em Direito pela Universidade Federal do Paraná, coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica e professora de Direito Processual Civil na Universidade Positivo. A profissional atua, também, como professora de cursos de pós-graduação e é membra do Instituto Brasileiro de Direito Processual.