Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Orientações sobre a renovação do FIES

Orientações sobre a renovação do FIES

por Admin última modificação 30/06/2020 15h20

Confira as orientações sobre os novos prazos do FIES:

NOVO FIES (CONTRATOS REALIZADOS A PARTIR DE 2018)

Informamos que os aditamentos, dilatações, suspensões e transferências do FIES foram prorrogados até 30.07.2020 pela CAIXA. Pedimos que os alunos que ainda não tiveram sua situação regularizada aguardem o contato via portal.

Seguem informações importantes:

• Alunos que tiveram seus prazos de entrega de "DRM NÃO SIMPLIFICADAS" vencidos podem ficar tranquilos, nos próximos dias iremos refazer o aditamento e gerar novo prazo para comparecimento a agência.
  • Fomos informados que algumas agências não estão recebendo as DRI, isso difere das informações que tivemos por parte da CAIXA. Nestes casos, pedimos que nos comuniquem para que averiguemos a situação.
  • Estamos trabalhando para que haja, o mais rápido possível, viabilidade de entregar as DRM presencialmente, pois a CAIXA ainda está trabalhando em uma opção que permite a digitalização.

Por fim pedimos vossa compreensão, pois trata-se de um momento inédito e completamente inesperado gerado pela pandemia, mas estamos fazendo o melhor para proporcionar um atendimento que venha sanar qualquer dúvida e promova a devida atenção, permanecemos a vossa disposição no e-mail bolsas@metodista.br.

Segue comunicado Caixa na Íntegra:

“Em virtude das restrições decorrentes da pandemia do coronavírus (COVID-19), comunicamos que o período do ADITAMENTO 01/2020 - Novo FIES, iniciado em 22/01/2020 foi prorrogado e poderá ser realizado até o dia 31 de julho de 2020. São condições para efetivação do aditamento o contrato:

• Estar Adimplente

• Ter ocorrido contratação, aditamento ou suspensão no semestre anterior – 02/2019. Destacamos que para as solicitações de transferência 01/2020, o procedimento somente é concluído após a validação pela IES de vinculação ou IES de origem/destino. Após a conclusão da transferência deve ser realizado, obrigatoriamente, o aditamento de renovação 01/2020. Fique atento! Todas as etapas do aditamento, incluindo as finalizações nas agências da CAIXA nos casos dos aditamentos não simplificados, precisam ser efetivadas até 31/07/2020 ‘’

FIES ANTIGO (CONTRATOS REALIZADOS ATÉ  2017 2)

Informamos que os aditamentos, dilatações, suspensões e transferências do FIES foram prorrogados até 30.09.2020 pelo FNDE, pedimos que os alunos que ainda não tiveram sua situação regularizada aguardem contato via portal.

Seguem algumas orientações:

- Alunos que tiveram seus prazos de entrega de "DRM NÃO SIMPLIFICADAS" vencidos podem ficar tranquilos, pois, conforme informações do FIES, o agente financeiro deve receber o documento.

- Estamos trabalhando para que haja, o mais rápido possível, viabilidade de entregar as DRM presencialmente, pois o FIES ainda está trabalhando em uma opção que permite a digitalização.

Segue comunicado FIES na Íntegra:

Às Entidades Mantenedoras de Instituição de Ensino Superior

Assunto: FIES. Prazo para realização dos aditamentos do 1º semestre de 2020.

Senhor (a) Representante Legal,

1. A Portaria FNDE n° 398, de 26.6.20, publicada hoje no DOU, estabeleceu novo prazo para a realização do aditamento de renovação, de transferência e de dilatação do prazo de utilização do Fies.
  2. Poderão ser solicitados até o dia 30 de setembro de 2020 os aditamentos de renovação semestral dos contratos do Fies, de transferência integral de curso ou de instituição de ensino e de solicitação de dilatação do prazo de utilização do financiamento referentes ao 1º semestre de 2020.
  3. Os DRM que tiveram os seus prazos de validade expirados até esta data deverão ser acatados pelos agentes financeiros do Fies, para fins da contratação do aditamento de renovação semestral não simplificado, também até 30.9.20.
  4. Para identificar os estudantes com contratos de financiamento pendentes de renovação e suas respectivas situações, os membros da CPSA devem acessar o SisFIES e selecionar o submenu "Solicitação pela CPSA" no menu "Aditamentos Fies".
  5. O Presidente, Vice-Presidente e membros da equipe de apoio das CPSA devem agilizar a solicitação dos aditamentos de renovação ainda não iniciados e mobilizar os discentes envolvidos, pelos meios disponíveis, no sentido de efetuar a respectiva validação, de forma a evitar transtornos que venham a comprometer a renovação dos financiamentos no prazo regulamentar, considerando que até o momento somente 63% dos aditamentos previstos foram contratados.
  6. A íntegra da Portaria encontra-se disponível no submenu "Legislação" do Menu "Administrativo" do SisFIES.
  7. Informações sobre o FIES poderão ser obtidas por meio da Central de Atendimento 0800-616161 ou mediante abertura de demanda.

Atenciosamente,

Setor de Bolsas e Financiamentos